Boeing implementa acesso à internet de 50 Mbps em avião 737

A Boeing anunciou recentemente a implementação da tecnologia Panasonic Avionics eXConnect em um avião modelo Boeing Business Jet (BBJ) 737 que permite acesso à internet durante o voo com velocidade de transmissão estimada em 50 Mbps. A aeronave está em posse da Panasonic para avaliações e demonstrações da tecnologia.

A possibilidade de utilizar a internet durante o voo é o sonho de inúmeros passageiros, especialmente daqueles que viajam frequentemente a negócios. No entanto, por limitações tecnológicas, até o momento não foi possível encontrar uma solução viável em termos de custo e velocidade para ser implementada em larga escala.

Aeronave 737 – Imagem por Boeing

Aeronave 737 – Imagem por Boeing

A tecnologia Panasonic Avionics eXConnect pode mudar esse cenário. Seu funcionamento consiste na instalação de uma antena especial na fuselagem do avião que se comunica com uma rede de satélites, permitindo uma taxa de transferência de dados de até 50 Mbps. Esse número é quase 100 vezes maior que as soluções disponíveis atualmente para o transporte aéreo, onde a antena costuma ser montada na cauda do avião.

De acordo com a Boeing, a tecnologia permitirá não só acesso à internet via Wi-Fi pelos passageiros como também comunicação em tempo real com centrais da companhia aérea para troca de informações sobre as condições de voo e de utilização da aeronave.

Referência: InformationWeek.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.