Batalha vencida: projetos de lei SOPA e PIPA perdem força

Os protestos contra os projetos de lei SOPA e PIPA no último dia 18 valeram a pena! A onda de manifestações que invadiu a internet foi tão intensa que fez com que a discussão sobre a primeira proposta e a votação da segunda (marcada para o dia 24 de janeiro) fossem adiadas por tempo indeterminado.

Ambos os projetos se tornaram polêmicos porque visam combater a pirataria on-line de uma forma tão agressiva que poderia criar um clima de extrema censura na internet e concentrar o controle do que pode ou ser divulgado na rede nas mãos de poucos, mas poderosos grupos da indústria do entretenimento.

As manifestações – especialmente as páginas de protesto de sites como Wikipedia e WordPress.org – chamaram a atenção do mundo todo para o problema, o que certamente fez os políticos norte-americanos recuarem. Lamar Smith, principal nome por trás da proposta SOPA, por exemplo, disse que está tirando o projeto de pauta “até que haja maior concordância para uma solução”.

Protesto da Wikipedia

Protesto da Wikipedia

Isso indica que os projetos de lei SOPA e PIPA estão bastante enfraquecidos, mas não totalmente vencidos: ainda há senadores e deputados que apoiam as mudanças e, portanto, o tratamento das propostas deverá mesmo ser retomado, embora não se saiba quando. Em outras palavras, apenas uma batalha foi vencida, não a guerra.

Referência: CNET News.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.