Banda larga: Telebrás assina hoje contrato para etapa de implementação do PNBL

Imagem de modemÀs 17 horas de hoje, pelo horário de Brasília, a Telebrás assinará um contrato no valor de 24,3 milhões de reais referente à implementação da Rede Core IP que atenderá as regiões sudeste e nordeste do país. Trata-se de uma das etapas do Programa Nacional de Banda Larga (PNBL).

A Rede Core IP é uma espécie de núcleo que concentra a comunicação de links e equipamentos mais sofisticados utilizados no roteamento do tráfego de dados. O referido contrato, a ser assinado entre Telebrás e a empresa Medidata, vencedora da licitação, ajudará no fornecimento de acesso à internet banda larga em 1.163 cidades.

* * *

O principal objetivo do PNBL é o de levar acesso à internet em banda larga para regiões onde esse tive de conexão não é oferecido devidamente pelas empresas de telecomunicações. Isso ocorre não só por limitações técnicas, mas também porque, muitas vezes, essas companhias consideram os investimentos nessas áreas inviáveis.

De maneira geral, o PNBL é visto como uma iniciativa louvável, mas não isenta de críticas. A principal delas diz respeito à velocidade proposta pelo projeto: 512 Kbps, quantidade considerada muito baixa. Recentemente, o próprio Ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, reconheceu que essa velocidade já não é tida como banda larga em vários países.

Referência: Agência Brasil.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.