Banco Central lança aplicativo para ajudar turista a fazer câmbio de dinheiro no Brasil

Com a proximidade da Copa das Confederações, evento esportivo que acontece entre os dias 15 e 30 de junho de 2013, o Banco Central do Brasil lançou nesta segunda-feira (03/06/2013) o Câmbio Legal, aplicativo gratuito criado para ajudar turistas estrangeiros a encontrar postos legais para câmbio de dinheiro no país.

Câmbio Legal – Imagem por Banco Central

Câmbio Legal – Imagem por Banco Central

Disponível para as plataformas Android e iOS, a ferramenta funciona nos idiomas espanhol, inglês e português. Basicamente, o que o Câmbio Legal faz é determinar a localização do usuário por meio do GPS de seu aparelho e apontar em um mapa os pontos de câmbio mais próximos.

De acordo com o Banco Central, há mais de 12 mil instituições credenciadas para este tipo de transação. Por meio do aplicativo, será possível não só localizá-las no mapa, mas também obter dados relacionados, como número de telefone, endereço do site e horário de funcionamento.

Infelizmente, o aplicativo não é capaz de apontar o valor do real para câmbio, o que certamente ajudaria o turista a descobrir quanto irá gastar em cada operação. Segundo Geraldo Magela, secretário executivo do Banco Central, isso acontece porque as cotações da moeda se altera minuto a minuto, inviabilizando a implementação desta funcionalidade.

Para auxiliar o turista em sua familiarização com as cédulas e moedas do real, o Banco Central disponibilizou ainda o site www.dinheirobrasileiro.bcb.gov.br, que também conta com versões em espanhol e inglês. O endereço mostra os detalhes de segurança empregados nas notas, facilitando a identificação de dinheiro falso.

Referência: Agência Brasil.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.