Atualização traz suporte para imagens RAW nos Windows 7 e Vista

A Microsoft disponibilizou recentemente um pacote de codecs que faz com que os Windows 7 e Vista (este último com Service Pack 2) suportem imagens no formato RAW. Com isso, mais de cem variações de arquivos neste formato poderão ser visualizados ou manipulados normalmente no Windows Explorer ou em programas como o Windows Live Photo Gallery.

Conforme mostra este artigo sobre imagens, arquivos no formato RAW guardam todos os dados de uma foto, tal como esta foi gerada na câmera digital, sem ou com pouca aplicação de efeitos ou ajustes. Por causa disso, oferece alta qualidade de imagem e maior profundidade de cores, fazendo com que este padrão seja o preferido de muitos fotógrafos e editores profissionais.

Essa preferência existe porque arquivos neste padrão são “puros”, fazendo com que o usuário tenha liberdade para utilizar a imagem do jeito como foi capturada e aplicar seus próprios efeitos ou ajustes. O resultado final pode ser uma foto belíssima, mesmo quando esta for, posteriormente, convertida para um formato mais “usável”, como JPEG ou PNG. Isso faz com que o RAW seja apelidado de “negativo das câmeras digitais”, embora não seja necessariamente isso.

A atualização é gratuita e pode ser obtida na central de downloads da Microsoft.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.