Atenção: milhares de computadores poderão ficar sem acesso à internet nesta segunda-feira

Fique atento: nesta segunda-feira (08/07/2012), milhares de computadores em todo o mundo poderão ficar sem acesso à internet. Só no Brasil, a estimativa é a de que pelo menos seis mil máquinas sejam afetadas. O motivo? Uma ação do FBI, a polícia federal dos Estados Unidos, para combater o malware DNSChanger.

De acordo com a AVG Brasil, o problema teve início em 2007, quando os responsáveis pelo DNSChanger conseguiram fazer com que a praga contaminasse cerca de 4 milhões de computadores. Uma vez ativado na máquina, o invasor altera as configurações de DNS para que o usuário, sem perceber, seja redirecionado para uma página falsa quando tenta acessar determinados sites. Com este tipo de controle, os criminosos podem aplicar golpes bancários, por exemplo.

A situação se mostrou tão grave que o FBI interferiu e, em 2011, conseguiu capturar os responsáveis pelo malware na Estônia, com a ajuda das autoridades locais. O problema é que a simples desativação do DNSChanger poderia deixar centenas de milhares de computadores sem acesso à internet, por isso, uma ordem judicial fez com que os servidores de DNS utilizados pela praga fossem substituídos, temporariamente, por alternativas “limpas”.

A intenção, com esta decisão, foi a de dar maior tempo para que empresas e usuários domésticos pudessem verificar servidores, computadores pessoais ou até mesmo roteadores. O prazo para isso vai até esta segunda-feira, quando os servidores de DNS temporários serão desligados. É por esta razão que milhares de máquinas poderão ficar off-line.

Para verificar se o seu computador está infectado ou não pelo DNSChanger, você pode acessar o site dns-changer.eu/en/check.php. A melhor ação, no entanto, consiste em fazer uma verificação no sistema com um antivírus atualizado.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.