Ataques derrubam sites de vários bancos brasileiros

Esta tem sido uma sexta-feira turbulenta para as equipes de TI de vários bancos brasileiros. A exemplo do que aconteceu recentemente com sites de empresas como Itaú, Bradesco e HSBC, os sites das instituições bancárias BMG, Citibank e PanAmericano ficaram inacessíveis por ataques do tipo DDoS durante parte do dia de hoje (03/02/2012).

Os ataques estão sendo executados pelo grupo Anonymous Brasil (ao menos é o que eles afirmam) como forma de protesto contra os problemas sociais que assolam o país. Suas ações estão sendo divulgadas pelo Twitter @AnonBRNews e também pelo Facebook.

Por meio destas redes sociais foi possível saber que, na manhã de hoje, o grupo fez um “teste rápido” derrubando o site do Banco Central do Brasil. Posteriormente, os alvos foram os sites dos bancos mencionados no primeiro parágrafo e também as páginas da FEBRABAN (Federação Brasileira dos Bancos). No momento em que esta nota estava sendo escrita, o site da Cielo, empresa especializada em pagamentos via cartão de crédito, também estava sendo “vítima” do Anonymous Brasil.

É válido frisar que estes ataques simplesmente sobrecarregam os servidores dos sites das empresas atingidas, de forma a deixá-los sem condições de funcionar. Pelo menos até o momento, não houve nenhuma confirmação de invasão ou captura de dados de clientes.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.