Anatel: regras de qualidade da telefonia fixa entram em vigor em 120 dias

Teclado de telefone fixo - Imagem ilustrativaA Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) publicou nesta quinta-feira (14/02/2013) no Diário Oficial da União o regulamento que define as novas regras de qualidade da telefonia fixa no Brasil. O comunicado informa que as metas estabelecidas passarão a vigorar em 120 dias a partir de hoje.

Uma das regras determina, por exemplo, que os erros de cobranças não ultrapassem 2,5 faturas a cada mil contas. Outra, que o número de solicitações de reparos não seja superior a dois pedidos a cada 100 linhas. Chamadas de longa distância ou internacionais deverão ser completadas em pelo menos 92% das tentativas. No que se refere às chamadas locais, este parâmetro aumenta para 93%.

O cumprimento destas regras deverá auxiliar as operadoras a alcançarem outra meta estabelecida no regulamento: por mês, o número de queixas registradas em todos os canais de atendimento destas empresas não poderá ser maior que 4% de sua base de clientes. A partir de janeiro de 2014, este limite cai para 3%; em janeiro de 2015, para 2%.

As operadoras ainda terão que enviar mensalmente à Anatel um relatório contendo os índices de qualidade de seus serviços.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.