Anatel, CGI.br e Inmetro unem forças para avaliar qualidade da banda larga no Brasil

Banda larga - ADSLA Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) uniu forças com o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) e com o Comitê Gestor da Internet (CGI.br) para analisar a qualidade dos serviços fixos de acesso à internet em banda larga oferecidos no Brasil.

De acordo com a Anatel, a cooperação entre as três entidades permitirá melhores resultados devido às competências e atribuições legais de cada uma: a Anatel por já regulamentar os serviços de telecomunicações do país; o Inmetro por possuir conhecimento sobre estatística e metrologia; e o CGI.Br por sua atuação na internet brasileira.

Os testes, na verdade, foram iniciados em março de 2010 e estão sendo realizados em 160 residências nas cidades de Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Fortaleza, Salvador e Brasília. As operadoras cujas conexões estão sendo avaliadas são: Telefônica, Oi, GVT e NET. Há vários parâmetros sendo considerados, como disponibilidade, velocidade e tempo de conexão.

O resultado do estudo deverá ser divulgado no final deste ano.

Referências: Anatel, Agência Brasil.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.