ANAC utilizará e-mails automáticos para reforçar fiscalização de planos de voos

AviõesA Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) está atualizando o sistema Decolagem Certa (DCERTA) para reforçar a fiscalização de planos de voos. Um dos recursos que estão sendo implementados é o envio automático de e-mails a pilotos e companhias aéreas contendo a autorização para trechos solicitados, dados das aeronaves a serem utilizadas, além dos aeroportos de origem e destino.

A ideia consiste em fazer com que os pilotos confirmem facilmente suas rotas. Caso receba por e-mail um trajeto não solicitado, o piloto deverá informar o ocorrido à ANAC para que a entidade investigue o problema. Se a agência descobrir que o piloto deixou de informar uma divergência, poderá puní-lo nas esferas administrativa e criminal.

Os pilotos também poderão acessar seu histórico de voos no site da ANAC. O objetivo aqui é o mesmo: ajudar a identificar rotas cadastradas, mas não realizadas ou solicitadas pelo piloto.

Em 2012, a ANAC também pretende implementar no DCERTA uma ferramenta de “identificação positiva da tripulação”, que possibilitará solicitações e autorizações de voos apenas por meio de senhas individuais. Os pilotos não poderão fornecer suas senhas a colegas de profissão, sob o risco de serem penalizados pela ANAC.

De acordo com a entidade, estas medidas deverão aumentar a segurança dos voos, pois dificultarão a ação de pilotos que utilizam indevidamente códigos de outros aviadores para obter autorização de rotas.

Referência: ANAC.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.