AMD, NVIDIA e VIA em conflito com a Intel por causa do padrão USB 3.0

Anunciado em setembro de 2007, o desenvolvimento do padrão USB 3.0 virou motivo de conflito entre algumas das empresas envolvidas. De um lado estão AMD, NVIDIA e VIA Technologies. Do outro, a Intel. As três primeiras reclamam que a líder do ramo de processadores não está lhes enviando as especificações do novo padrão.

De acordo com a AMD, a Intel não está entregando as especificações do USB 3.0 a nenhum fabricante de processadores ou chipsets. Por conta disso, as empresas que estão se sentindo prejudicadas já estariam trabalhando em uma tecnologia concorrente. Segundo representantes dessas companhias, o suposto novo padrão já está em desenvolvimento.

A Intel, que é uma das principais controladoras do projeto, se defende dizendo que está trabalhando duro para desenvolver as especificações do USB 3.0 no menor tempo possível, e que só vai entregar essas informações quando o desenvolvimento estiver concluído. “Não podemos enviar protocolos incompletos e acabar obtendo chipsets incompatíveis com a versão final”, disse um representante da empresa.

A AMD, a NVIDIA e a VIA temem que a Intel tenha vantagem competitiva em relação ao lançamento de chipsets compatíveis com o USB 3.0 por conhecer antes delas as especificações da tecnologia. Daí o aparente interesse dessas companhias de obter essas informações antes mesmo de sua finalização.

Referência: CNET News.com.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.