AMD anuncia a linha de APUs Fusion A-Series

AMD VisionA AMD anunciou recentemente a sua mais recente linha de APUs (Accelerated Processing Unit), isto é, de chips que integram as funções de CPU e GPU: trata-se da família Fusion A-Series (codinome Llano), desenvolvida tanto para desktops quanto para computadores portáteis. Esses dispositivos podem contar com dois ou quatro núcleos e recursos gráficos aplicados à série 6000 da linha Radeon.

De acordo com a AMD, os chips A-Series tem grande foco no quesito “alto desempenho”. Assim, os usuários poderão, por exemplo, executar vídeos em alta definição (HD), rodar jogos “pesados” e processar grandes volumes de dados sem que isso “sacrifique” o computador. Para isso, as APUs A-Series contam, entre outros recursos, com suporte a DirectX 11, processamento dedicado de vídeos HD e capacidade de execução de até 400 gigaflops em notebooks e 500 gigaflops em desktops (1 gigaflop corresponde a 1 bilhão de operações de ponto flutuante por segundo).

A linha A-Series também conta com a tecnologia AMD Vision Engine, que aprimora a execução de vídeos, jogos e afins, e oferece suporte pleno a tecnologias como HDMI 1.4a e USB 3.0. Outro recurso de destaque é o AMD Steady Video, que estabiliza a exibição de vídeos que possuem imagens tremidas. O consumo de energia também é otimizado, podendo fazer a bateria de um notebook durar até 10,5 horas em situação de ociosidade.

A AMD afirma já ter iniciado a distribuição dos chips Fusion A-Series. A expectativa da empresa é a de que os primeiros computadores equipados com essas APUs cheguem ao mercado já no terceiro trimestre de 2011.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.