Agora é possível utilizar Creative Commons nos vídeos do YouTube

Com 6 anos de vida, 48 horas de vídeo enviados a cada minuto e nada menos que 3 bilhões de visualizações por dia, o YouTube falhava em um ponto: só oferecia ao usuário a sua licença padrão, limitada em vários pontos. Agora, no entanto, o usuário poderá colocar seus vídeos no serviço mediante uma licença Creative Commons.

Com uma licença desse tipo, o usuário especifica como outras pessoas ou entidades podem utilizar o seu conteúdo. É possível, por exemplo, determinar que qualquer indivíduo possa usar o material e criar obras derivadas, desde que estas sejam disponibilizadas pela mesma licença e não tenham finalidade comercial.

Isso significa que, com a Creative Commons, o usuário tem mais liberdade para disponibilizar seus vídeos no YouTube. Mas há uma ressalva: embora existam várias opções de licenças do tipo, o YouTube só disponibiliza uma, que possibilita uso comercial e exige distribuição pela mesma licença. O concorrente Vimeo, por outro lado, oferece todas as opções de Creative Commons.

Para ativar a licença Creative Commons em seus vídeos, o usuário deve fazer login no YouTube, acessar a página de cada filme e clicar no botão “Editar detalhes do vídeo”. Depois, basta escolher o item “Creative Commons Attribution License” no menu “Licença”.

Creative Commons no YouTube

Creative Commons no YouTube

Como forma de promover a novidade, o YouTube fechou acordos com redes como Al-Jazeera e Voice of America, que irão oferecer mais de 10 mil vídeos sob Creative Commons.

Mais informações no endereço www.youtube.com/t/creative_commons (em inglês).





Nenhum comentário

Comentários encerrados.