Agora é possível criar “comunidades” no Google+

Google+O Google anunciou nesta quinta-feira (06/12/2012) um novo recurso para o Google+: a possibilidade de criação de “comunidades” no serviço. Os brasileiros não irão estranhar este nome: os espaços de discussão criados no orkut possuem a mesma denominação. Mas as semelhanças param por aí: as comunidades do Google+ lembram mais os grupos existentes no Facebook que os fóruns do orkut.

Os usuários podem criar no Google+ comunidades sobre os mais diversos temas. Os participantes, no entanto, não criam tópicos, mas sim publicam mensagens na página principal do grupo, com os demais usuários podendo comentar o assunto logo abaixo. Perceba que é exatamente assim que os grupos do Facebook funcionam.

No orkut é diferente: como as comunidades deste serviço são organizadas por tópicos, o usuário precisa publicar um título seguido de seu conteúdo, com a discussão ocorrendo de maneira sequencial, sem destacar a primeira mensagem.

Mas há alguns diferenciais. Um deles é a possibilidade que o usuário tem de organizar o conteúdo de suas comunidades do Google+ em categorias, função inexistente no Facebook. Outro recurso de destaque é a capacidade de iniciar conversações com outros participantes por meio da ferramenta Hangout. Também merece menção a facilidade de divulgar a comunidade na internet por meio de botões “+1” em blogs e sites diversos.

O vídeo abaixo mostra a novidade em ação:

Se você ainda não possui o recurso de comunidades em sua conta no Google+, não se preocupe: de acordo com o Google, uma prévia da funcionalidade será liberada para todos os usuários ativos dentro de algumas horas.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.