Adobe Edge: nova ferramenta para animações em HTML5

Com o futuro cada vez mais incerto do Flash, a Adobe tratou de se mexer: a companhia anunciou oficialmente hoje (01/08/2011) o Edge, uma ferramenta que permite a criação de animações a partir de padrões como HTML5, CSS3 e JavaScript, mostrando de uma vez por todas que o Flash já não é mais necessário para esse tipo de conteúdo.

Ou quase! De acordo com a Adobe, este software não foi feito para substituir as atuais ferramentas da companhia (incluindo o Flash), mas sim para complementá-las. Se obtiver sucesso com o seu plano, a Adobe conseguirá fazer com que o Flash continue sendo utilizado em aplicações onde, supostamente, pode se sair melhor que o HTML5 (ou outros recursos mais recentes), como o segmento de jogos.

Interface do Edge – Imagem por Adobe

Interface do Edge – Imagem por Adobe

A Adobe liberou uma versão “preview” do Edge, que pode ser baixada gratuitamente em labs.adobe.com/technologies/edge (requer cadastro). A versão final (e paga) da ferramenta deverá ser lançada somente em 2012, com base no feedback que a companhia obtiver com a utilização da edição de testes. Esta também é compatível com os formatos SVG, PNG, JPG e GIF, e oferece um pacote de 25 efeitos para as animações.

O Edge está disponível para Mac OS X e para os Windows Vista e 7.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.