Acer adotará estratégia da Apple de se focar em menos produtos

Apesar de ter pelo menos 35 anos de mercado, somente na última década é que a Acer se tornou amplamente conhecida, depois de ter tomado a decisão de lançar produtos com a sua própria marca. Com isso, a companhia conseguiu ter o seu nome ao lado dos maiores players da indústria: HP, Lenovo e Dell. Mas, nos últimos meses, o mercado mudou de maneira impiedosa e, para se manter entre as líderes, a Acer adotará uma nova e mais ousada estratégia a partir de 2012, que inclui se concentrar em menos produtos.

Se concentrar em poucos produtos foi uma decisão crucial que Steve Jobs tomou para salvar a Apple da falência, quando retornou à direção da empresa, em 1997. Com esta estratégia, a companhia conseguiu não só criar produtos notáveis, como também melhorar as cadeias de produção e distribuição.

Acer: foco em ultrabooks (Imagem: divulgação)

Acer: foco em ultrabooks (Imagem: divulgação)

Neste sentido, o leque de produtos da Acer em 2012 poderá cair para um terço. O foco da empresa – assim como é o da Apple – será o de dispositivos mais sofisticados e, portanto, mais caros. A principal aposta da companhia estará nos ultrabooks, laptops bastante finos, mas de bom desempenho, semelhantes à linha Macbook Air, da Apple. A empresa também continuará dando atenção aos tablets.

Isso mostra como o ciclo de vida dos netbooks foi curto. Além da Acer, empresas como HP e Dell estão dando adeus a este tipo de portátil para se focar nos ultrabooks, que parece ser um segmento mais “acolhedor” que o de tablets, onde somente a Apple conseguiu se firmar, pelo menos até agora.

Com a nova estratégia, a Acer espera elevar suas vendas em 10% no ano de 2012. E é preciso mesmo reagir: no segundo trimestre de 2011, a companhia amargou prejuízo de 236 milhões de dólares. No terceiro trimestre, a empresa registrou perdas de 36 milhões de dólares.

Referências: Digitimes, eWeek, ELPAÍS.com.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.