Vídeos do YouTube serão compatíveis com WebM

WebMDe acordo com um post publicado no blog oficial do YouTube, a partir de agora, os vídeos enviados ao serviços serão compatíveis com o formato aberto WebM. Este é o primeiro grande passo do Google para popularizar o padrão. O segundo consistirá em compatibilizar todo os vídeos que foram enviados ao YouTube antes da referida medida.

O WebM é um formato de vídeo baseado nos codecs Ogg Vorbis (para áudio) e VP8, este último da On2, empresa adquirida pelo Google em agosto de 2009. Sua proposta é a de ser mais adequado às transmissões de vídeo pela internet por exigir pouco processamento, mesmo em filmes de alta definição, o que pode evitar ou amenizar gargalos em sua execução por dispositivos mais simples, como smartphones e netbooks, por exemplo. O WebM já conta com o apoio de entidades como Mozilla, Opera Software e Adobe.

Apesar da novidade, o YouTube informou que continuará apoiando o codec H.264, assim como permanecerá empenhado no desenvolvimento de um player totalmente em HTML5. Quanto a este último, é possível participar dos testes a partir do seguinte link: www.youtube.com/html5.

Saiba mais sobre WebM em www.webmproject.org.

Referência: The Official YouTube Blog.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.