A China já tem mais de 500 milhões de internautas

Muralha da ChinaNo final de 2011, a China conseguiu um feito digno de nota: superou a marca de 505 milhões de pessoas com acesso à internet. Esta informação foi divulgada recentemente pelo China Internet Network Information Center (CNNIC).

Apesar de ser uma marca impressionante, a quantidade de internautas na China ainda pode aumentar consideravelmente: de acordo com o CNNIC, este número representa, atualmente, apenas 37,7% da população. Nos vizinhos Japão e Coreia do Sul, por exemplo, o acesso à internet alcança mais de 70% dos cidadãos.

O problema maior é que a vigilância do governo chinês continua: a quantidade de sites ou mesmo serviços Web que sofrem algum tipo de censura é grande e não há nada que indique que este cenário irá mudar, pelo menos no curto prazo. Há inclusive um endereço criado apenas para que o usuário possa saber qual site está sendo bloqueado na China: www.greatfirewallofchina.org.

O Twitter é um exemplo de site bastante prejudicado no país (teste o endereço twitter.com no link anterior para comprovar) e a alternativa chinesa, o serviço de microblog Weibo, está sofrendo maior controle do governo desde dezembro de 2011, apesar de possuir um número incrivelmente grande de usuários: mais de 300 milhões.

Referência: TheNextWeb. Imagem: www.freeimages.co.uk.





2 comentários:

  1. Depois de quase sair da China, Google quer aumentar atuação no país | InfoWester Notícias


    […] de crescimento! Recentemente, o China Internet Network Information Center (CNNIC) revelou que a China terminou 2011 com mais de 500 milhões de pessoas com acesso à internet. E este número pode melhorar muito, já que a referida quantia representa apenas 37,7% da […]

  2. Resumo da semana (09/01/2012 a 14/01/2012) | InfoWester Notícias


    […] China já tem mais de 500 milhões de internautas; […]