Finalmente: Yahoo! e Microsoft fecham acordo

Depois de muitos rumores (e bota muitos nisso), finalmente Yahoo! e Microsoft anunciaram uma parceria. A história toda começou em fevereiro de 2008, com uma tentativa frustrada da Microsoft de adqurir por completo o Yahoo!. Desde então, blogs e noticiários especializados passaram a noticiar supostas negociações entre ambas as empresas. Porém, somente hoje é que um acordo foi confirmado.

Microsoft e Yahoo!

O que surpreende nessa parceria é que o Bing, mecanismo de busca da Microsoft, passará a ser o buscador padrão do Yahoo!. A surpresa se deve justamente pelo fato de o Yahoo! ter seu próprio serviço de buscas. Mas não é só isso: com o acordo, o controle de links patrocinados nas páginas de ambas as empresas se concentrará na plataforma AdCenter, da Microsoft, no entanto, as estratégias de venda serão lideradas pelo Yahoo!.

A parceria entre ambas as empresas foi negociada para durar 10 anos e prevê também o seguinte:

– Durante os primeiros 5 anos, a Microsoft pagará ao Yahoo! 88% da receita obtida com publicidade veiculada neste último;
– Cada empresa continuará trabalhando de maneira independente em boa parte de seus serviços, como e-mail e mensagens instantâneas;
– Em uma aparente tentativa de evitar problemas envolvendo (falta de) privacidade, as empresas se comprometeram a compartilhar apenas dados do comportamento de usuários considerados essenciais para melhorar os negócios nos quais ambas trabalharão juntas;
– Cada companhia manterá sua própria força de vendas em relação à venda de espaços publicitários;
– A Microsoft terá uma licença de acesso às tecnologias de busca do Yahoo!, com possibilidade de integrá-las ao Bing.

A parceria entre Yahoo! e Microsoft poderá fortalecer o Bing para a dificílima missão de disputar mercado com o Google, assim poderá permitir que o Yahoo! economize cerca de 200 milhões de dólares em investimentos e gere receita operacional estimada em 500 milhões de dólares. Para manter o mercado informado e possivelmente “acalmar” investidores preocupados com o anúncio, ambas as empresas criaram um site para tratar do acordo.

Segundo a Reuters, o Google se pronunciou sobre o assunto afirmando estar interessado em detalhes da parceria e acrescentando, como que para justificar esse interesse, que “tradicionalmente, há muita concorrência na internet, e nossa experiência é de que a concorrência traz coisas muito boas para os usuários”.

De maneira geral, o acordo é polêmico, divide opiniões, deverá ser analisado pelo governo americano para evitar atividades monopolistas e, portanto, ainda gerará muita discussão.

Referências: choicevalueinnovation.com, Reuters, The Register.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.