µTorrent 2.0 promete ajudar provedores

µTorrentÉ comum encontrar usuários que reclamam que seus provedores estão limitando a velocidade de downloads feitos via BitTorrent. Embora nem todas reconheçam essa prática – chamada de “traffic shaping” -, essas empresas costumam fazer isso para evitar congestionamento em suas redes. No entanto, a versão 2.0 do µTorrent, um dos clientes de BitTorrent mais conhecidos, promete um “meio termo” para esse impasse.

O novo µTorrent utiliza uma versão alterada do BitTorrent chamada uTP para identificar tráfego elevado nas redes dos provedores e tentar amenizar o problema. Se for necessário, o software irá baixar a velocidade dos downloads que estão sendo feitos através dele.

A medida, no entanto, não afeta a taxa de upload, já que os problemas de congestionamento geralmente ocorrem apenas quando muitos usuários estão fazendo download ao mesmo tempo. Isso significa que as operações de envio de dados via µTorrent não são prejudicadas.

A ideia pode agradar tanto usuários quanto provedores, uma vez que tenta achar um “ponto de equilíbrio” entre ambas as partes. Mesmo assim, só o tempo dirá se a iniciativa será bem aceita e, o mais importante, se funcionará conforme o esperado. O µTorrent 2.0 ainda não foi lançado, mas a versão beta do programa pode ser baixada neste link, onde também é possível obter mais informações.

Referência: TorrentFreak.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.