Dicas para evitar problemas de saúde ao usar o computador

Introdução

O computador faz parte do cotidiano de muitas pessoas, seja para fins profissionais, seja para estudos, seja para diversão, enfim. Como consequência, muita gente acaba passando horas e mais horas por dia na frente do PC, e esta situação pode, mais cedo ou mais tarde, resultar em problemas de saúde. Para ajudar a evitar estes males, o InfoWester apresenta a seguir 10 dicas simples, mas muito importantes sobre postura e outros aspectos a respeito do uso correto do computador.


1 - Sente-se corretamente na cadeira

Ao se sentar, mantenha suas costas retas, de forma que estas se apoiem no encosto da cadeira. Neste sentido, não use cadeiras com encosto curto e tome cuidado para não deixar este item incorretamente inclinado, quando for possível ajustá-lo.

Também evite deixar seus ombros caídos e não adiante suas pernas de forma que seus pés fiquem muito à frente da linha dos joelhos, como se você fosse se deitar - é importante deixar suas coxas quase que totalmente posicionadas no assento da cadeira.

Postura correta na cadeira
Postura correta na cadeira

Dê preferências a cadeiras para uso em escritório, que normalmente são ergonômicas e permitem regulamente da altura e do encosto.


2 - Deixe os pés retos ao se sentar

Ao sentar na cadeira, os pés devem ficar completamente no chão, ou seja, não podem ficar inclinados, com somente os dedos tocando a superfície. Caso a cadeira seja muito alta para você, use um apoiador para os pés. Evite jogar os pés para traz, assim como cruzar ou dobrar as pernas enquanto permanecer na cadeira.


3 - Mantenha os cotovelos na mesma aultura dos pulsos

Dê preferência a cadeiras que tenham apoiadores para os braços, de forma que os cotovelos não fiquem abaixo da linha dos pulsos. Desta maneira, você conseguirá usar todo o braço para manipular o teclado e o mouse. Os pulsos também não podem ficar muito abaixo da linha dos dedos.

Posição das mãos
Posição das mãos


4 - Mantenha o monitor em frente ao seu rosto

Mantenha o monitor de vídeo em uma posição frontal ao seu rosto, de forma que você não tenha que levantar/abaixar a cabeça ou girá-la para ver a tela do computador.

Se estiver utilizando notebook ou ultrabook, é uma boa ideia conectá-lo a um monitor com altura adequada, caso permaneça por um longo período diante do dispositivo, do contrário, você passará muito tempo inclinando seu corpo para frente para visualizar a tela satisfatoriamente.


5 - Fique a pelo menos 50 cm de distância da tela

Se você "grudar" a cara no monitor, seus olhos ficarão cansados mais rapidamente e você acabará forçando-os para enxergar, podendo ter dores de cabeça ou algum tipo de irritação. Por este motivo, mantenha uma distância de pelo menos 50 centímetros da tela do computador.

Também é uma boa ideia ajustar os níveis de contraste e brilho do monitor e usar modelos que ofereçam boa qualidade visual. Regule também a resolução do equipamento para um padrão confortável aos seus olhos - se as letras ou objetos exibidos na tela lhe parecerem muito pequenos, alterne entre as resoluções disponíveis até encontrar uma que lhe pareça confortável.


6 - Levante-se a pelo menos cada 50 minutos

Não é bom permanecer muito tempo mesma na posição. O corpo humano foi preparado para se mover regularmente, por isso, levanta-se a cada 50 minutos, pelo menos. Se você estiver em um escritório, por exemplo, vá ao banheiro ou caminhe até o bebedouro do seu andar. Se o telefone tocar em outra mesa, vá até lá andando, evite chegar ao local se empurrando em uma cadeira com rodinhas.

Você também pode complementar este hábito esticando o seu corpo ou fazendo alongamentos. Neste caso, é importante buscar orientação com um profissional no assunto para não executar movimentos inadequados.


7 - Pisque mais

Piscar mais?! Sim! Repare que quando você está muito concentrado ou dando bastante atenção a um assunto, os seus olhos ficam bem abertos diante da tela e, consequentemente, piscam menos. Se situações do tipo acontecerem com frequência, você poderá ter algum tipo de irritação nos olhos, como ardência e cansaço visual.

O problema pode ficar pior se você passar muito tempo em um ambiente com ar condicionado funcionando. Assim, ao sentir sinais de irritação nos olhos, comece a piscar mais. Você também pode fazer compressas com água fria e aplicar sobre os olhos por 3 minutos (com eles fechados, obviamente). Também há colírios que ajudam a lidar com este problema, mas é importante utilizá-los somente com prescrição médica.


8 - Use o computador em um ambiente bem iluminado

Ambientes mal iluminados podem causar vários problemas, como sonolência, sensação de confinamento (aumentando o estresse), perda de noção do horário, entre outros. Por isso, é importante usar o computador em um lugar bem iluminado, preferencialmente com luzes brancas distribuídas de maneira uniforme.

É válido ressaltar que a luz não deve focalizar o seu rosto e muito menos a tela do monitor, como acontece quando se usa o computador de costas para uma janela com forte incidência de luz solar, já que estas situações fazem com você não consiga enxergar corretamente o conteúdo da tela.


9 - Use teclados e mouses ergonômicos

Dê preferência a teclados e mouses ergonômicos. Dispositivos do tipo são projetados para prover maior conforto ao utilizador, assim como são preparados para evitar ao máximo lesões por esforço repetitivo ou por posicionamento inadequado. Além disso, alguns modelos contam com um suporte para os punhos, como o teclado exibido abaixo.

Teclado com suporte para as mãos
Teclado com suporte para as mãos


No caso de mouses, você pode optar por um mousepad (material de plástico ou de borracha que serve de base para o mouse) com uma espuma firme que também tem a função de manter seus punhos devidamente posicionados.


10 - Evite se alimentar diante do computador

Se a fome bater enquanto você utiliza o computador, o ideal é fazer uma pausa e dedicar alguns minutos para esta atividade em um lugar adequado. Há dois bons motivos para isso:

  1. Higiene: farelo de salgados, molhos de lanches, pedaços de biscoitos ou pães, entre outros, podem cair no teclado ou na mesa, podendo atrair insetos ou até mesmo causar mal cheiro;
  2. Você precisa prestar atenção na comida: se você estiver fazendo outra atividade enquanto come, acaba não prestando a devida atenção na comida. Esta situação pode fazer com que você mastigue rapidamente o alimento ou coma demais sem perceber, comportamento capaz de causar indigestão e outros problemas.

Finalizando

Se, apesar das medidas preventivas, você sentir dores, formigamentos, visão cansada ou qualquer outro desconforto frequentemente durante o uso do computador, não hesite, vá ao médico! Estes são sinais de alerta que o seu corpo está dando e, se você não der a devida atenção ao problema, poderá desenvolver uma lesão que se agrava com o passar do tempo.

Se você é funcionário de uma empresa, é conveniente inclusive conversar com seus superiores ao notar condições de trabalho que não favoráveis à saúde ou que podem ser melhoradas em benefícios de todos.

Por fim, é recomendável fazer exercícios, alongamentos e outras atividades físicas regularmente - o corpo humano não foi preparado para ficar parado, como você deve saber. Para isso, procure orientação profissional, assim você poderá executar estas atividades de maneira correta e segura.

Escrito por - Publicado em 13_03_2005 - Atualizado em 20_02_2013