YouTube e o silêncio dos… huum… ilegais?

O YouTube começou a colocar em prática uma medida inusitada para combater a publicação de conteúdo ilegal: está emudecendo os vídeos que usam músicas de forma não autorizada. Isso mesmo, emudecendo! Isso significa que todo vídeo que tiver uma música cujo detentor dos direitos autorais não forneceu licença de uso poderá ficar sem áudio algum.

Um exemplo de vídeo “vitimado” é este aqui. Neste link tem outro. Repare inclusive que o botão de volume dos players está desativado e que a seguinte frase é exibida logo abaixo dos vídeos:

Este vídeo contém trilha sonora que não foi autorizada pelos detentores dos direitos autorais. O áudio foi desativado. Mais informações sobre direitos autorais.

A iniciativa pode desagradar muitos usuários, é claro, especialmente aqueles que produzem vídeos próprios (para homenagear alguém, por exemplo), mas que colocam uma música qualquer de fundo. Porém, temos que entender também o lado do YouTube: vira e mexe surge notícias de empresas processando o Google por causa da exibição de conteúdo não autorizado no serviço. E pagar indenização é sempre chato e dolorido pro bolso, imagina em época de crise

Botão Mudo

Por outro lado, tenho minhas dúvidas quanto a eficiência dessa medida. O YouTube recebe milhares de vídeos novos por dia e não tem tecnologia nem pessoal suficiente para fiscalizar cada material. Se tivesse, simplesmente apagaria tudo o que é vídeo considerado ilegal.

Na minha opinião, isso é apenas uma forma do YouTube dizer à indústria fonográfica que está dando atenção ao assunto, porque a empresa sabe que não irá intimidar usuário nenhum com isso. E convenhamos: se um dia a empresa conseguir fiscalizar todos os vídeos que entram no serviço, poderá ver o seu número de usuários cair drasticamente…

Referência: Mashable.

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn