YouTube: 6 anos de vida regados a números gigantescos

O YouTube está comemorando o seu sexto aniversário. Criado em maio de 2005 pela dupla Chad Hurley e Steve Chen com a colaboração de Jawed Karim, o serviço foi vendido ao Google em outubro de 2006 por um valor que representa um de seus primeiros números gigantes: 1,65 bilhão de dólares. Essa aquisição foi importante não só para tornar os seus fundadores ricos de uma vez por todas, mas também para que o YouTube tivesse o suporte estrutural necessário para crescer e crescer mais. É o que acontece até hoje:

6 anos de YouTube - Imagem por Google

Esse gráfico, disponibilizado no blog oficial do YouTube, mostra que, em 2007, o serviço recebia 8 horas de vídeo por minuto. Em 2010, esse número passou para 35 horas por minuto. E em 2011? Nada menos que 48 horas para cada minuto, ou seja, atualmente, o YouTube recebe o equivalente a dois dias de vídeos a cada 60 segundos. Quer mais? Pois então saiba que o serviço apresenta nada menos que 3 bilhões de visualizações por dia! Números pequenos para quê?

Tamanho sucesso não é difícil de explicar: para começar, o YouTube foi o site que popularizou os vídeos amadores na internet. Além disso, pode ser utilizado em uma série de plataformas, inclusive as móveis. O serviço também não ficou parado no tempo: tratou logo de estar disponível em vários idiomas, melhorou aspectos técnicos e aumentou as opções de resolução. Só é uma pena que, aparentemente, esteja sofrendo um “boicote” de prestadoras de telecomunicações.

No últimos anos, o Google foi questionado sobre a viabilidade da aquisição do YouTube, afinal, que sentido faz gastar 1,65 bilhão de dólares em um negócio não rentável? Mas, a companhia aparenta ter superado essa fase: o YouTube, atualmente, fecha parcerias com empresas para a criação de canais especiais e exibe anúncios publicitários em suas páginas e em boa parte dos vídeos publicados.

O YouTube já dá pistas sobre seus próximos passos. Recentemente, lançou um canal de aluguel de filmes, por enquanto, disponível apenas nos Estados Unidos; também já sinalizou sua intenção de oferecer transmissões de vídeo em tempo real, podendo se tornar um rival de peso para serviços como Ustream e Justin.tv.

Referência: Official YouTube Blog.

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn