Yahoo! na luta contra o aquecimento global

O Yahoo! se juntou a Lawrence Bender, produtor do documentário An Inconvenient Truth (Uma Verdade Inconveniente), para lançar o projeto 18Seconds.org. A idéia é incentivar os americanos a usarem lâmpadas fluorescentes compactas, pois estas consomem cinco vezes menos energia, duram oito vezes mais e contribuem muito menos para o aquecimento global.

De acordo com o site, as lâmpadas fluorescentes emitem quantidades muito menores de gases que vão para a atmosfera terrestre e que contribuem, como conseqüência, com o aquecimento global. O 18Seconds.org disponibiliza um ranking detalhado que mostra quais os estados e as cidades americanas que mais trocaram as tradicionais lâmpadas incandescentes por lâmpadas fluorescentes desde o primeiro dia do ano (2007). Em primeiro lugar, está o estado de Arkansas que, até o dia de hoje (24 de fevereiro), já trocou pouco mais de 284 mil lâmpadas, representando uma economia de mais de 6 milhões de dólares.

Embora seja voltada aos americanos, a campanha merece ser levada a sério por todo o mundo. Eu, por exemplo, vou seguir o exemplo da minha sala e da minha cozinha e instalar uma lâmpada fluorescente no meu quarto. Isso é rápido de se fazer: o tempo médio para efetuar a troca da lâmpada é de 18 segundos, constatação que motivou a campanha a receber o nome de 18Seconds.org.

Referência: CNET News.com.

Emerson Alecrim





  • Leninha

    Minha casa todinha tem essa lâmpada, menos o banheiro e meu quarto. Mas ouvi dizer que essas lâmpadas são as melhores para quem usa PC, então acho que vou pedir pro meu pai colocar no meu quarto 🙂

  • Rodoldo Pereira Marins

    É natural que a campanha seja direcionada aos Estados Unidos, o povo de lá é o menos liga para essas questões…

  • Emerson Alecrim

    Não sei se é verdade, Leninha, mas quando uso o PC a noite, prefiro ficar com a luz apagada. Peguei esse hábito numa época em que o governo fez uma campanha de conservação de energia para evitar um apagão.

    Pois é, Rodolfo, acho que foi por isso que fizeram esse site 😀

  • Lu

    Creio que aqui, em terras tupiniquins, muita gente já aderiu à lâmpada fluorescente na época do apagão. É sempre bom reforçar, porém, já que a economia para o meio ambiente e para o próprio bolso é enorme.

  • Emerson Alecrim

    Pois é, Lu. Nas casas da maioria das pessoas que conheço há pelo menos uma lâmpada do tipo. É um bom sinal!