Xperia Play, o “PlayStation Phone”, desembarca no Brasil

Uma mistura de PSP (PlayStation Portable) com smartphone. É assim que podemos resumir, grosseiramente, o Xperia Play, da Sony Ericsson, que chegará ao mercado brasileiro no próximo dia 25. O anúncio oficial foi feito nesta quarta-feira (10/08/2011), em São Paulo.

A comparação com um PSP não é exagero: antes de sua primeira aparição, no início desde ano, havia rumores de que a Sony estaria prestes a lançar um “PlayStation Phone”, isto é, um aparelho que mistura sua principal marca de games com um telefone. A confirmação veio quando o Xperia Play foi apresentado: além de celular, o dispositivo possui certificado PlayStation, portanto, tem foco no mundo dos jogos.

Xperia Play: um smartphone
Xperia Play: um smartphone smartphone

Olhando-o de frente, você vê um aparelho bonito, com uma generosa tela de 4 polegadas (com resolução de 854 x 480 pixels) e sistema operacional Android. Mas, se você deslizar a parte traseira, verá uma espécie de joystick. Com os controles visíveis, deixe o aparelho na horizontal e, pronto, você tem em mãos um console portátil de games.

Internamente, o Xperia Play não faz feio, apesar de não ser lá essas coisas: conta com um processador Scorpion ARMv7 de 1 GHz (baseado no Snapdragon, da Qualcomm), 512 MB de memória RAM, câmera frontal para videoconferência, câmera traseira de 5,1 megapixels, 400 MB de armazenamento interno, chip gráfico Adreno 205, acelerômetro, leitor de cartões microSD de até 32 GB (acompanha um de 16 GB), além de recursos de conectividade, como porta microUSB, Bluetooth, Wi-Fi e GPS. Como já mencionado, o sistema operacional é o Android (versão 2.3.3 – Gingerbread).

Xperia Play: agora, um console de games

Xperia Play: agora, um console de games

É claro, falta o ingrediente principal: os jogos. De acordo com a Sony, já há cerca de 100 games anunciados para o Xperia Play, entre eles, títulos renomados, como Assassin’s Creed, Tetris, Worms, Guitar Hero, Minecraft e Need for Speed: Hot Pursuit. Muitos suportam multiplayer, é bom frisar. Como exemplo, aqui é possível ver um trailler do game BackStab.

Alguns jogos virão pré-instalados. No Brasil, serão os seguintes: Bruce Lee, Crash Bandicoot, Star Battalion, FIFA 2010 e Sims 3. Os demais poderão ser adquiridos via Android Market ou em lojas de desenvolvedores. Os preços variam, começando em 4,99 reais. O interessante é que, antes de decidir pela compra do jogo, o usuário poderá testá-lo (esquema Try and Buy).

Graças ao joystick, a experiência do usuário com os jogos tende a ser bastante positiva. Os controles são similares aos existentes na linha PlayStation, havendo inclusive dois botões traseiros:

Parte traseira do Xperia Play

Parte traseira do Xperia Play

Achei interessante os dois botões sensíveis ao toque, localizados no centro, que foi a solução encontrada pela Sony para substituir os controles analógicos, que não caberiam no dispositivo:

Botões sensíveis ao toque do Xperia Play

Áreas sensíveis ao toque

A essa altura, é bom relembrar que o Xperia Play também é um smartphone, portanto, o usuário também pode ouvir música, navegar na Web, acessar redes sociais, tirar fotos e até telefonar 😀

Tudo muito bom, tudo muito bonito, mas agora, como sempre acontece em lançamentos, vem a pancada no bolso dos brasileiros: por aqui, o Xperia Play terá preço sugerido de 1.899 reais, apesar de contar com produção local. Este é o valor para o aparelho desbloqueado, isto é, sem vínculo algum com operadoras (não haverá exclusividade com nenhuma delas).

Mais informações no site da Sony Ericsson.

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn