WordPress.com é bloqueado na Turquía

O negócio é o seguinte: eu sou o dono da bola. Ou o jogo será do meu jeito ou vou embora levando a bola comigo! Quem é que, quando criança, não sentiu muita raiva ao passar por uma situação semelhante a essa (ou fez alguém passar sendo o tal dono da bola)? Agora, imagine que as autoridades de um país decidam agir de maneira equivalente só por causa de manifestações de discordância. Pois é exatamente isso que está acontecendo na Turquia: um tribunal de justiça de Istambul decidiu bloquear o acesso a qualquer blog hospedado no WordPress.com.

Ilustração de censuraDe acordo com o tribunal, a decisão foi tomada devido ao fato de vários blogs desse serviço conterem manifestações contrárias aos princípios de Adnan Oktar, uma grande personalidade islâmica que defende a teoria da criação e se contrapõe à teoria do evolucionismo (idealizada por Charles Darwin) usando argumentos religiosos.

O fato é esse: algumas pessoas usaram blogs para manifestar sua discordância aos princípios defendidos por Adna Oktar. Por causa disso, o acesso aos blogs do WordPress.com foram bloqueados inclusive àqueles que nada tem a ver com isso. Provavelmente, o governo turco está apenas querendo dar um aviso aos que, em sua visão, ousaram se manifestar de tal forma. Todavia, acredito que nem mesmo o bloqueio total da internet no país fará com que a vontade das autoridades turcas vigore.

De qualquer forma, é uma atitude lamentável.

Referências: El Mundo, Guardian.

Emerson Alecrim





  • Rafael Trindade

    Que ridiculo ! É a mesma coisa de bloquear uma rua para não ter mais assaltos …

  • Emerson Alecrim

    Pois é, Rafael. Mas, no fundo, eles estão tapando o sol com a peneira. Essa atitude não vai dar em nada. Na verdade, pode até aumentar a ira dos blogueiros turcos, hehehe…