Windows Vista é confirmado para janeiro de 2007

Estou curtindo uma “micro-férias” em Campo Mourão e em Maringá (Paraná) e decidi que só iria postar algo no blog no caso de alguma novidade importante. Pois bem, cá estou eu com a informação de que o Windows Vista, o próximo sistema operacional da Microsoft, teve seu lançamento mundial confirmado para janeiro de 2007.

Todavia, o Windows Vista será lançado em novembro de 2006 para clientes corporativos da Microsoft, sob licenças por venda em volumes. Neste caso, muito provavelmente o sistema estará disponível somente no idioma inglês.

Uma preocupação que beira o lançamento do Vista são os problemas judiciais que a Microsoft enfrenta na Europa e na Coréia do Sul por práticas monopolistas, e que podem prejudicar a chegada do sistema operacional nos países envolvidos. Parece que a Microsoft quer deixar claro que está conduzindo esses assuntos da maneira mais, por assim dizer, “saudável”.

Para os usuários dispostos a adquirir o Windows Vista de maneira legal, as preocupações são outras: embora eu ainda não tenha estudado a fundo essa questão, parece que os sistemas de licenciamento da Microsoft são bastante restritivos. Por exemplo, você somente poderá transferir a licença de seu Vista uma vez, o que pode prejudicar usuários que costumam fazer mudanças constantes no hardware de seu computador.

Há muita expectativa sob o lançamento do Windows Vista, mas diante de tantas incertezas, é recomendável a quem deseja usá-lo esperar, mesmo porque, como mostra este artigo do WinAjuda, não há novidades muito significativas.

Referências: Microsoft PressPass, TechWeb.

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn