Windows Live Folders: disponível para todo mundo… ou quase!

Na briga travada entre Google, Microsoft e Yahoo! pela liderança de serviços na internet, o ganhador tem sido freqüentemente o usuário que, a cada dia, é “presenteado” com alguma nova ferramenta para facilitar o seu dia-a-dia. Uma das novidades que vem chamando a atenção é o Windows Live Folders, serviço gratuito de disco virtual da Microsoft que oferece 500 MB de espaço para armazenamento de arquivos (desde que cada arquivo tenha até 50 MB). Ouvi falar pela primeira vez do Windows Live Folders em maio deste ano, mas só agora pude experimentá-lo.

Pelo pouco que testei, pude notar que o serviço não faz feio. Além dos 500 MB de espaço, oferece também interessantes opções de compartilhamento de arquivos. É possível criar, por exemplo, pastas públicas ou privadas, e determinar o nível de acesso de cada diretório, isto é, definir quem pode apenas acessar, quem pode acrescentar arquivos, etc.

Para usar o Windows Live Folders, basta ter uma conta em algum serviço on-line da Microsoft, como o Hotmail ou o Windows Live Messenger (MSN Messenger), mas como o serviço ainda está em fase “beta”, o acesso não está liberado a todos, embora a Microsoft esteja aceitando usuários de idioma inglês (não sei por quanto tempo). Isso quer dizer que o serviço não está disponível, por enquanto, aos brasileiros.

Bom, mas há um jeitinho: antes de se cadastrar no Windows Live Folders, mude a opção de idioma de seu navegador para o inglês. No Firefox, basta clicar em Ferramentas / Opções e, na aba Geral, selecionar a língua inglesa na divisão Idiomas. No Internet Explorer, vá em Ferramentas / Opções de Internet / Idiomas. No Opera, vá em Ferramentas / Preferência e, na aba Geral, escolha o idioma inglês. Se você se logou recentemente em algum serviço da Microsoft, talvez seja necessário limpar o cache e apagar os cookies para o truque dar certo 😉

Como teste, coloquei em minha pasta pública um arquivo em PDF que contém os últimos 30 posts do Blog InfoWester (o PDF foi gerado pelo recurso “Imprimir últimos posts”, disponível em Recursos, aí na coluna da direita do blog). Basta clicar aqui para acessar a pasta e fazer o download do arquivo.

Windows Live Folders

Achei o Windows Live Folders rápido, fácil de usar e com recursos interessantes. A Microsoft deu um importante passo ao disponibilizá-lo (mesmo que parcialmente) antes do suposto serviço de armazenamento de arquivos do Google, o GDrive. Só falta o serviço estar disponível, efetivamente, a todos os seus usuários. Aí sim poderá atrair as multidões 🙂

Referência: Windows Live Folders Team.

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn