WiiWare: Nintendo abrirá as portas para jogos independentes

Não há como negar: o Nintendo Wii é um verdadeiro sucesso! Mas isso não é motivo para a Nintendo ficar acomodada. Prova disso é que a empresa anunciou oficialmente o WiiWare, uma plataforma que permitirá o desenvolvimento e a comercialização de jogos independentes para o console Wii.

Aparentemente, a Nintendo está seguindo os passos da Microsoft, que mantém um canal por onde qualquer empresa ou indivíduo com conhecimentos suficientes sobre o assunto pode desenvolver e distribuir jogos para o Xbox 360. Essa idéia vem sendo explorada com sucesso pela empresa de Bill Gates.

Nintendo Wii

A Nintendo pretende lançar a primeira versão do WiiWare no início de 2008 e possivelmente distribuirá os jogos desenvolvidos pela plataforma através do Wii Shop Channel. Obviamente, a Nintendo dividirá a renda gerada com a venda dos jogos com o desenvolvedor.

Resta agora saber como é que a Nintendo vai lidar com o armazenamento dos jogos. Tudo bem que o Wii tem 512 MB de memória Flash e permite a utilização de cartões de memória, mas e se o usuário tiver muitos jogos? E se os jogos forem muito grandes? Será que a Nintendo limitará o tamanho dos games?

Por ora, resta aguardar o lançamento do WiiWare para termos as respostas para essas perguntas. Mas as expectativas em relação à novidade são grandes. Muitos desenvolvedores terão a chance de criar algo para um console inovador (bom, pelo menos eu acho inovador). Se o resultado disso for bons jogos, ganha a Nintendo, ganha o desenvolvedor e, claro, ganha o jogador. Vamos esperar pra ver 🙂

Referências: Red Herring, PR Newswire.

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn