WGA envia dados à Microsoft

Conforme mostra este post, a Microsoft fez com que o programa WGA (Windows Genuine Advantage) exibisse uma aviso de que o sistema operacional do usuário é pirata, caso detectasse que o Windows não é original.

O que ninguém sabia – mas todo mundo desconfiava – é que o WGA coleta informações que não devia e as envia à Microsoft. Segundo esta matéria do The Register, o endereço IP e a lista de softwares instalados no Windows é enviado à empresa de Bill Gates.

Além disso, é possível encontrar em alguns fóruns de discussão que o WGA identificou como pirata sistemas operacionais genuínos. Em virtude disso, a Microsoft prometeu para breve mudanças no funcionamento do WGA.

Alguém aí está surpreso?

Referências: The Register, Terra.

Emerson Alecrim





  • André Ataíde

    Eles estão certos!

    Em tempos de Linux, OpenOffice, Código Aberto, Freewares e Cia, errados estamos nós em usar softwares piratas.

    Grande parte é por causa da preguiça dos usuários de Windows de aprender coisas novas, de explorar, de experimentar, de ler, fazer na mão. Isso, por influência dos “automatismos” dos softwares da própria Microsoft.

  • Concordo com vossê André Ataíde quando fala de “automatismos”.

  • Fábio B. Moraes

    Pois é, vamos fazer assim, não usemos mais o software da Micro$oft. Eles irão cobrar de quem???
    Dos que tem preguiça, dos que adoram tudo pronto, dos que não gostam de pensar.Estes, merecem ter os seus arquivos vasculhados por um sistema Operacional que desde 1995 vem roubando informações de usuarios do mundo inteiro , de algo que nunca vai ficar pronto.
    Pois é, fazer o que.?!

  • Rodrigo T.

    Concordo em partes com André. Concordo que existem pessoas com preguiça de mudar de sistema, de ter que aprender “tudo de novo”. Porém, o que ainda eu vejo como uma barreira, evitando que a maioria dos usuários passem a usar softwares livres é a compatibilidade desses com os softwares proprietários.
    A maioria ainda usa window$ e arquivos .doc, .ppt e assim por diante. Ainda ficamos dependentes do window$ porque ainda não existe um substituto que consiga usar todos os formatos, que consiga realmente substituir tudo o que já está “padronizado”.

    Eu digo por mim, não estou criticando nada nem ninguém, mas vejo essa dificuldade em mudar do window$ para o linux.

  • Pingback: Blog InfoWester » Programa remove WGA()

  • Marconi

    Que isso, eu adoro o windows, facil de fazer tudo, bem intuitivo, acha aos quilos mão de obra barata, muitos.. mas muitos aplicativos livres, muitos jogos, enfim, eu realmente acho o windows muito bom.
    Agora o Linux, os fãs que me perdoem, mas ainda esta muito distante do usuario final.. mas a kilometros de distancias.
    Agora para Servidor, não tem nem o que se falar, o NT é 10, muito bom, muito bom mesmo, e o Linux, bem o linux é mil, hehe, uma excelencia em comparação ao NT.

  • Ana Lucia

    Eu acho um absurdo pois todos temos liberdade de ir e vir , pois se no início a microsoft liberou os software porque agora tanta burocracia …
    pirataria é só quem comercializa os programs….

  • Pingback: » WGA (Windows Genuine Advantage)()