Vivo e PayPal criam serviço para pagamentos e recarga de créditos pelo celular

Aos poucos, serviços que possibilitam pagamentos pelo celular começam a aparecer no Brasil. A iniciativa mais recente vem da Vivo: a operadora se uniu ao mundialmente conhecido PayPal para lançar uma ferramenta que permite ao usuário efetuar pagamentos ou mesmo fazer recargas de créditos pela tela do seu aparelho.

Chamada de PayPal no seu Vivo (é, podiam ter escolhido um nome melhor), a novidade se mostra interessante logo de cara porque não exige conexão 3G ou 4G: o serviço utiliza a tecnologia USSD (Unstructured Supplementary Service Data), um sistema para aparelhos GSM semelhante ao SMS e que, portanto, necessita apenas de uma rede convencional de telefonia móvel.

As conexões estabelecidas para a realização das transações não são tarifadas. Graças a isso, o usuário que perceber que os créditos da sua linha pré-paga se esgotaram poderá efetuar uma nova recarga a partir do próprio aparelho, sem ter que recorrer a uma loja ou ao internet banking, por exemplo.

PayPal no seu Vivo em ação

PayPal no seu Vivo em ação

Pelo menos inicialmente, a recarga de créditos deverá ser o carro-chefe do serviço, mas a Vivo e o PayPal esperam que a novidade seja utilizada também para o pagamento dos mais diversos tipos de serviços, especialmente em atividades de porte pequeno ou médio, como táxis, manicures, bares, farmácias, entre outros. Neste caso, é cobrado do usuário uma taxa de 1 real por transação, independente do valor desta.

Tecnicamente, o PayPal no seu Vivo tem grandes chances de sucesso por ter baixa complexidade: o sistema todo é baseado em transmissão de mensagens, dispensando a necessidade de instalação de aplicativos e permitindo o seu uso inclusive em aparelhos mais simples: orientado por um menu em texto, o usuário informa o tipo de operação, qual o valor envolvido, o número de telefone ou e-mail de quem irá receber o pagamento e a sua senha.

Por outro lado, o sistema exige que o usuário cadastre seu cartão de crédito junto ao PayPal. Isso pode representar dois problemas: o receptor do valor pode ter que lidar com os encargos típicos desta modalidade de pagamento; não é todo mundo que tem este tipo de cartão. Mas a Vivo se mostra confiante: segundo a empresa, cerca de 70% de seus clientes de linhas pré-pagas usam cartão de crédito.

O fato de este sistema só funcionar em celulares da Vivo também é uma limitação. Mesmo assim, é animador ver opções de pagamento móvel surgindo. Com a tecnologia NFC estando presente em cada vez mais aparelhos, pagamentos via telefone celular poderão se popularizar no Brasil dentro de poucos anos. Pelo menos é o que eu espero 🙂

Para saber como a novidade funciona ou se cadastrar, visite a página m.paypal-brasil.com.br/vivo.

Referência: G1.

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn