Vídeo: um futuro não muito distante, segundo a Microsoft

Vez ou outra a Microsoft divulga um vídeo em que dá a sua visão do futuro, em termos tecnológicos, é claro. A publicação mais recente neste sentido foi feita hoje (01/03/2013), como forma de noticiar o Envisioning Center, uma espécie de laboratório que a empresa criou para experimentar e demonstrar tecnologias que poderão estar presentes em residências e escritórios:

O interessante é que o vídeo é futurista, mas nem tanto: a própria Microsoft ressalta que esta é uma previsão válida para os próximos 5 ou 10 anos. Se você prestar atenção, verá que o filme mostra, por exemplo, um rapaz aproximando um tablet Surface de uma tela que faz as vezes de uma “mesa digital” para, com um simples gesto, transferir informações entre ambos. Tecnologia para isso já existe: o Surface é um produto real, a mesa lembra o PixelSense e a transferência de dados pode ser feita por padrões como o NFC, por exemplo.

O que é possível perceber claramente é que a Microsoft aposta em duas frentes: interação de dispositivos com as pessoas a partir de toques em telas, gestos e comandos de voz – teclado e mouse vão, definitivamente, virar símbolos do passado; e comunicação digital entre e a partir de dispositivos de ambientes variados, como a cozinha -  aqui, provavelmente, se encaixa a tal tendência da “Internet das Coisas” (você ainda irá ouvir falar muito disso), que prevê uma grande variedade de itens conectados à internet: geladeiras, cafeteiras, aparelhos de som e assim por diante.

Referência: Next at Microsoft.

Emerson Alecrim





Nenhum comentário

Comentários encerrados.