VIA anuncia processador que consome apenas 1 Watt

Logo VIAComo um dos assuntos da atualidade são os UMPC (Ultra-Mobile PC), é de se imaginar que os fabricantes de componentes se mobilizem para lançar produtos específicos para esse nicho de mercado. É o que acontece agora com a VIA Technologies, que acaba de anunciar mais uma novidade para o segmento: o processador Eden ULV, cujo principal destaque é o seu baixo consumo de energia, apenas 1 Watt.

É claro que não há milagre aí: apesar do baixo consumo, o Eden ULV trabalha numa freqüência de apenas 500 MHz e, pelo menos até o momento, a VIA nada falou em lançar uma versão mais potente futuramente. De qualquer forma, o baixo consumo de energia é um atrativo inegável: além de se mostrar interessante ao segmento de UMPC, essa característica faz do Eden ULV ser interessante também aos smartphones, por exemplo.

Como se não bastasse, a VIA também está trabalhando em um chipset denominado VX800 específico para os UMPCs. De acordo com a companhia, dez fabricantes já manifestaram interesse nesse produto. Por isso, não me será surpresa se a empresa resolver combinar ambas as novidades (o processador e o chipset) para permitir o lançamento de dispositivos portáteis que funcionam por várias horas longe da tomada. É isso que eu chamo de matar dois coelhos com uma cajadada só!

Referência: DigiTimes.

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn