VAIO P: a pequena maravilha da Sony

Eu estou acompanhando os blogs de tecnologia para saber das principais novidades apresentadas na CES deste ano e confesso que não vi nada realmente impressionante, mas uma coisa ou outra tem chamado a minha atenção. A primeira foi o teclado-PC-tudo-junto-na-maior-união Asus Eee Keyboard e agora é o pequeno e sofisticado VAIO P, uma linha de notebooks ultraportáteis da Sony apresentada na CES que tem tudo para agradar os geeks de plantão.

Sony VAIO PNão sei nem se é possível definí-lo como um concorrente do Asus Eee PC, do Acer Aspire One ou de outros portáteis do tipo. O VAIO P é diferente: tem um formato que lembra um estojo de maquiagem (sem ofensas!) ou um livro de bolso ligeiramente esticado. Além disso, é fino e leve pra caramba: suas dimensões são de 245 mm x 19,8 mm x 120 mm e seu peso é de apenas 635 gramas.

Mas, esses não são os únicos atrativos do VAIO P. O dispositivo também conta com uma interessante tela LCD widescreen de 8″ que tem resolução de 1600×768 pixels. De acordo com a Sony, essa tela utiliza uma tecnologia chamada XBRITE-ECO que a deixa com excelente nitidez e qualidade de imagem.

No quesito conectividade, o VAIO P não faz feio. O dispositivo conta com Wi-Fi (802.11b/g/n), Bluetooth, GPS (que funciona sem necessidade de acesso à internet nos EUA e no Canadá) e 3G. Isso deixa claro que o foco do VAIO P é, seguindo as tendências, a mobilidade.

No mais, o portátil conta com câmera de 1,3 megapixels, leitor de cartões (Memory Stick e SD), duas portas USB 2.0, conexão para fone de ouvido, porta Display/LAN, bateria com 4 ou 8 horas de duração, processador Intel Atom Z520 de 1,33 GHz, memória RAM de 2 GB e HD de 60 GB ou unidade SSD de 128 GB.

O sistema operacional do bichinho pode ser o Windows Vista Home Premium ou o Windows Vista Home Basic (imagino eu que será compatível com o futuro Windows Seven também), que é acompanhado de um software da Sony chamado Xross Media Bar, que permite ao usuário acessar facilmente suas fotos, vídeos e outros recursos.

Sony VAIO P

A única coisa que me deixou um pouco intrigado com o VAIO P é o uso de um trackpoint (aquele botãozinho redondo entre as teclas) para fazer as vezes de um mouse. Eu já usei um dispositivo semelhante em um notebook Lenovo e confesso que não gostei nem um pouco (ao menos eu aprendi a usar várias teclas de atalho 😀 ). Por outro lado, eu ainda não testei o VAIO P – <mimimi>e nem sei se um dia vou testar</mimimi> -, então é meio que injusto criticar o trackpoint sem utilizá-lo…

O VAIO P já está em pré-venda com preço inicial de 899,99 dólares nos EUA e de 999 euros na Europa. Quando e se vai chegar ao Brasil eu não sei, só sei que, se isso acontecer, vai vir com aquele precinho camarada…

Referências: Engadget, Sony.

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn