Usuários do Speedy não conseguem acessar o Google

Possivelmente por um problema de DNS, muitos usuários do Speedy (serviço de banda larga via ADSL da Telefônica) não estão conseguindo acessar os serviços do Google. Gmail, Orkut, Google Talk, enfim, nada que venha do Google está acessível aos clientes de banda larga da Telefônica.

O problema maior está no fato de que muitos sites (inclusive o InfoWester) exibem publicidade oriunda do Google. Como as propagandas não carregam, muitos sites ficam inacessíveis, já que o navegador fica aguardando os dados dos servidores do Google. Devido a isso, não consigo, por exemplo, acessar o InfoWester, o BR-Linux, o Viva o Linux e tantos outros sites que visito periodicamente. Minha sorte é que, por RSS, estou podendo acompanhar muito dos endereços que não consigo visualizar.

Entrei em contato com cerca de 10 conhecidos que usam o Speedy e moram na capital paulista. Todos estão com o mesmo problema. Com amigos que usam conexão discada, Ajato e Virtua o acesso aos serviços do Google está normal.

Também contatei o suporte do Speedy. Um colega meu, antes de falar comigo, tinha feito o mesmo. A ele disseram que o problema possivelmente era seu computador. Para evitar que me enrolassem (acredite, essa é uma característica forte da Telefônica), tratei de deixar claro que entendia do assunto. Como resposta, tive a informação de que o problema deverá ser resolvido em torno das 20h de hoje (horário de Brasília). É aguardar para ver.

UPDATE: o acesso aos serviços do Google foi normalizado na madrugada de domingo para segunda-feira. No entanto, embora tenha tentado, a Telefônica não informou a causa exata do problema. Se tiver qualquer novidade, estejam certos, publicarei aqui no Blog InfoWester.

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn