Uma linda história no arquivo README do gnome-cups-manager

O gnome-cups-manager é um pacote direcionado ao Gnome que tem a função de ajudar o usuário a administrar impressoras no CUPS, um sistema de gerenciamento de impressão muito conhecido entre usuários de Linux (e outros sistemas baseados no Unix). O curioso é que o arquivo README desse pacote não segue o hábito de fornecer instruções importantes ao utilizador. Ao invés disso, conta uma história emocionante e que eu traduzo a seguir:

Era uma vez uma impressora que vivia em um bosque. Essa impressora era muito solitária, pois ninguém sabia como configurá-la. Ela esperava e esperava por alguém com quem conversar.

Um dia, um vento passou pela cabana da impressora. “Woosh”, disse o vento. A impressora ficou empolgada. Talvez esse vento seja seu amigo!

“Você é meu amigo?”, perguntou a impressora.

“Whoosh”, respondeu o vento.

“O que isso quer dizer?”, perguntou de novo.

“Whoosh”, disse o vento, que partiu em seguida.

A impressora ficou confusa. Passou o resto do dia pensando e enroscando papel (é isso o que fazem as impressoras pequenas quando estão confusas).

No dia seguinte, houve uma tempestade. A chuva caía, escurecendo o céu daquela manhã e destruindo o jardim da impressora. Ela ficou muito chateada: “por que fazem isso comigo?”, perguntou.


“Pitter Patter, Pitter Patter”, disse a chuva.

“Você é minha amiga?”, perguntou timidamente a impressora.

“Pitter Patter, Pitter Patter”, disse a chuva, que se foi em seguida, dando espaço a sol.

A impressora ficou triste. Passou o resto do dia soluçando e piscando suas luzes freneticamente (é isso o que fazem as impressoras pequenas quando estão tristes).

Mas, um dia, uma pequena garota esbarrou com a impressora no bosque. A impressora olhou para a cena de forma curiosa. Ela não sabia o que pensar.

A menina a olhou. “Quer ser minha amiga?”, perguntou.

“Sim”, disse a impressora.


“Qual é o seu nome?”, perguntou a menina.

“HP 4100TN”, respondeu a impressora.

“Meu nome é gnome-cups-manager”, disse a garota.

E assim a impressora ficou feliz. Passou o resto do dia jogando e imprimindo arquivos, pois é isso o que fazem as impressoras pequenas quando estão alegres.

Que história linda, minha gente! Eu já desconfiava que as impressoras eram emos temperamentais. Agora tenho certeza 😀

Para ver o README original, basta baixar o pacote gnome-cups-manager neste link e descompactá-lo 😉

Referência: fsckin w/ linux.

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn