Um pouco da história do del.icio.us

Joshua SchachterO del.icio.us é o mais famoso gerenciador de links que existe. Combinando uma interface simples com recursos úteis, como classificação com tags e compartilhamento fácil, o serviço caiu no gosto dos internautas mais assíduos. Recentemente, Joshua Schachter, desenvolvedor do site, deu uma entrevista ao jornal El Mundo onde conta alguns detalhes de sua criação.

A história do del.icio.us começa com um programa de classificação de links chamado Muxway. Esse aplicativo ganhou muitos usuários e, por conta disso, Schachter o reescreveu e, em seguida, o colocou na internet no endereço http://del.icio.us.

“Escrevi o código original do del.icio.us porque havia acumulado uma grande quantidade de links e queria algum jeito de organizá-los e compartilhá-los facilmente.”

O nome del.icio.us surgiu a partir da percepção de que o domínio “icio.us” permite o uso de combinações que criam várias palavras (embora eu não tenha conseguido imaginar outra que não “delicious”). Ao pensar no assunto, Schachter concluiu que o nome del.icio.us soa muito bem para uma ferramenta tão útil. De fato, é uma denominação interessante e que chama a atenção.

Com tantas características, não demorou para o del.cio.us fazer sucesso. Em pouco tempo, o site ganhou mais de um milhão de usuários cadastrados, sem considerar aqueles que simplesmente visitam a conta de alguém. Foi por causa disso que o Yahoo! não perdeu tempo e comprou o del.icio.us (mas nenhuma das partes revelou o valor do negócio).

Para o futuro, Schachter planeja o acréscimo de algumas melhorias no del.icio.us, mas nada muito inovador. Sua intenção é a de melhorar o compartilhamento de informações e a comunicação entre os usuários. Para uma ferramenta que cumpre tão bem o que promete, acho que está de bom tamanho, afinal, aqui cabe aquela velha história: se melhorar, estraga.

Referência: El Mundo.

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn