Um novo logotipo para a HP?

Ocasionalmente, as empresas mudam o seu logotipo para adequar a sua imagem aos novos tempos. Há uma pequena chance de a HP (Hewlett-Packard) estar considerando fazer isso em breve, já que imagens foram divulgadas nos últimos dias mostrando o que poderá ser o novo logotipo da companhia:

Logotipo conceitual da HP

Logotipo conceitual da HP – Imagem por Moving Brands

Este logotipo foi desenvolvido pela Moving Brands, que claramente se focou no conceito de minimalismo. Mas há poucas informações sobre este projeto: não se sabe se o logotipo está finalizado, se outros trabalhos foram criados ou mesmo se a HP está disposta a adotar este símbolo.

Tentar obter mais detalhes diretamente com as empresas envolvidas é uma tarefa inútil, pelo menos no momento: A Moving Brands divulgou este trabalho como um “estudo de caso”, mas pouco tempo depois o removeu de seu site por solicitação da própria HP. Talvez o projeto não passasse mesmo de mero um estudo.

Mas, pelo o que eu andei lendo por aí, muita gente gostou deste logotipo. Não é o meu caso, confesso. Não que eu seja um especialista no assunto (longe disso!), mas tenho a impressão de que uma pessoa que não conhece a marca pode ter dificuldades para interpretar o símbolo – ler “lip” em vez de “hp” ou enxergar um ‘m’ ali, por exemplo. Além disso, eu tenho a sensação de que um logotipo assim cairia bem em uma montadora de carros, não em uma empresa “tech”, talvez pela cor metálica das barras. Ou, simplesmente, eu posso estar completamente errado sobre tudo isso.

De qualquer forma, eu considero o logotipo atual da HP bastante moderno, apesar de ter sido baseado em uma imagem criada em 1954: as pontas das letras ‘h’ e ‘p’ saindo do circulo e a sua inclinação lembram uma raio, o que transmite uma imagem de força, de presença. Na minha opinião, para mudar radicalmente, só criando algo tão impactante quanto.

Logotipo atual da HP

Logotipo atual da HP – Imagem por Wikipedia 

Referência: The Verge.

Emerson Alecrim





  • “[…]tenho a impressão de que uma pessoa que não conhece a marca pode ter dificuldades para interpretar o símbolo – ler “lip” em vez de “hp” ou enxergar um ‘m’ ali, por exemplo. Além disso, eu tenho a sensação de que um logotipo assim cairia bem em uma montadora de carros, não em uma empresa “tech”, talvez pela cor metálica das barras”

    Concordo completamente, e também com aquilo que disseste em relação ao logotipo anterior deles. Para 1954, digo-te já que o logótipo era bastante moderno, e ainda é.

    A maneira como a HP está a levar a imagem acho que é um excesso de modernismo e uma moda desnecessária.

    Ainda por cima com aquele background cinzento e a maneira como o logotipo parece, esta proposta podia ser mais para a indústria automóvel, do tipo concept cars ou carros da nova geração, e não para uma empresa de tecnologia baseada em computadores.

    O logo tá moderno, mas não parece encaixar é bem na indústria a que se quer propôr.

    Repara como o branding e os logotipos de algumas empresas nesta área “tech” evoluiriam ao longo dos tempos, escrevi um post que gostava que lesses se pudesses, só para veres como algumas destas empresas (IBM, Google, Adobe, etc etc) mudaram… para melhor (pelo menos a maior parte): logotipos de empresas tecnológicas