Um novo logotipo para a HP?

Ocasionalmente, as empresas mudam o seu logotipo para adequar a sua imagem aos novos tempos. Há uma pequena chance de a HP (Hewlett-Packard) estar considerando fazer isso em breve, já que imagens foram divulgadas nos últimos dias mostrando o que poderá ser o novo logotipo da companhia:

Logotipo conceitual da HP

Logotipo conceitual da HP – Imagem por Moving Brands

Este logotipo foi desenvolvido pela Moving Brands, que claramente se focou no conceito de minimalismo. Mas há poucas informações sobre este projeto: não se sabe se o logotipo está finalizado, se outros trabalhos foram criados ou mesmo se a HP está disposta a adotar este símbolo.

Tentar obter mais detalhes diretamente com as empresas envolvidas é uma tarefa inútil, pelo menos no momento: A Moving Brands divulgou este trabalho como um “estudo de caso”, mas pouco tempo depois o removeu de seu site por solicitação da própria HP. Talvez o projeto não passasse mesmo de mero um estudo.

Mas, pelo o que eu andei lendo por aí, muita gente gostou deste logotipo. Não é o meu caso, confesso. Não que eu seja um especialista no assunto (longe disso!), mas tenho a impressão de que uma pessoa que não conhece a marca pode ter dificuldades para interpretar o símbolo – ler “lip” em vez de “hp” ou enxergar um ‘m’ ali, por exemplo. Além disso, eu tenho a sensação de que um logotipo assim cairia bem em uma montadora de carros, não em uma empresa “tech”, talvez pela cor metálica das barras. Ou, simplesmente, eu posso estar completamente errado sobre tudo isso.

De qualquer forma, eu considero o logotipo atual da HP bastante moderno, apesar de ter sido baseado em uma imagem criada em 1954: as pontas das letras ‘h’ e ‘p’ saindo do circulo e a sua inclinação lembram uma raio, o que transmite uma imagem de força, de presença. Na minha opinião, para mudar radicalmente, só criando algo tão impactante quanto.

Logotipo atual da HP

Logotipo atual da HP – Imagem por Wikipedia 

Referência: The Verge.

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn