Troque o papel de parede do seu desktop automaticamente

No início do mês, testei um programa chamado Wallpapoz que muda automaticamente o papel de parede (wallpaper) do GNOME. Ele permite várias configurações (alterar o wallpaper uma vez por dia, por exemplo) e pode inserir uma imagem diferente para cada área de trabalho do usuário. “Pô, legal pra caramba! Será que tem alguma coisa assim que rode no Windows?”, me perguntei. E não é que tem? O Wallpaper Master.

Esse pequeno aplicativo – tem menos de 800 KB em sua versão gratuita – é capaz de mudar o papel de parede do seu desktop no Windows de diversas formas. Você pode criar várias categorias de wallpapers, decidir o tempo de troca (baseado em minutos), indicar quais as imagens mais importantes, definir a posição do papel de parede (esticado, centralizado, etc), entre outros. O primeiro passo após instalar o aplicativo é clicar no botão Add Files e adicionar todas as imagens que servirão como papel de parede. Toda a configuração pode ser feita a partir da tela que é mostrada abaixo:

Interface do Wallpaper Master
Interface do Wallpaper Master

Quando em execução, o Wallpaper Master mantém um ícone ao lado do relógio do Windows por onde é possível acessar suas principais funções (exibir o papel de parede seguinte, por exemplo). O legal é que a troca do wallpaper acontece de forma tranqüila, isto é, sem deixar o sistema operacional “pesado” (e não haveria motivo para o contrário).

O Wallpaper Master é gratuito (mas tem uma versão paga) e pode ser baixado neste link. Ele roda nas versões 98/Me e 2000/XP do Windows. Embora o desenvolvedor informe que o programa não é totalmente compatível com o Windows Vista, o executei sem problemas em um computador com o esse sistema operacional (versão Enterprise).

E do que adianta contar com esse programa se você não tem um número significativo de wallpapers? Para isso, indico dois sites que considero excelentes no assunto: o InterfaceLIFT e o Social Wallpapering. Ambos contam com centenas de papéis de parede gratuitos e disponíveis em várias resoluções. Bom proveito 😉

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn