Toshiba Libretto W100: uma interessante mistura de netbook com tablet

Netbooks de um lado, tablets do outro. Mas que tal “tudo junto e misturado”? Pois é essa ideia que a Toshiba adotou ao criar o Libreto W100. Não entendeu? É simples: podemos dizer que se trata de um notebook ultraportátil que utiliza duas telas, sendo que uma substitui o teclado.

Libretto W100 - Imagem por Toshiba
Libretto W100 – Imagem por Toshiba

Ambas as telas, de 7 polegadas, são sensíveis ao toque e contam com a incrível resolução de 1024×600 pixels. O usuário pode utilizar o dispositivo na horizontal, como se fosse mesmo um laptop (há simuladores de teclado para isso), ou na vertical, como se fosse um livro, incorporando a ideia do Microsoft Courier, que foi cancelado antes mesmo de ver a luz do Sol.

De acordo com a Toshiba, o modelo é equipado com processador Intel Pentium U5400 de 1,2 GHz (não seria melhor algum chip da linha Intel Atom?), 2 GB de memória RAM DDR3, unidade SSD de 62 GB, Wi-Fi 802.11n, Bluetooth, uma porta USB 2.0 (só uma? P*** falta de sacanagem!), leitor de cartões microSD, bateria de 8 células (cerca de 4 horas de duração), acelerômetro, webcam de 1 megapixel e sistema operacional Windows 7 Home Premium. Suas dimensões são de 202 mm x 123 mm x 30.7 mm e seu peso é de 819 gramas.

Libretto W100 - Imagem por Toshiba
Libretto W100 – Imagem por Toshiba

O Libreto W100 me pareceu deveras interessante, pois o aparelho é rico em possibilidades de uso (pelo menos teoricamente), já que permite ao usuário aproveitar tanto recursos de tablets quanto de laptops em um único dispositivo. Você pode, por exemplo, utilizá-lo na vertical para ler e-books e mudar de página utilizando os dedos, como se fosse um livro de papel; ou pode deixá-lo na horizontal, acessar um site qualquer e ver a continuação deste na tela de baixo. Também devemos considerar que o simulador de teclado pode assumir seis formatos diferentes, o que o torna interessante até mesmo para quem tem mãos grandes. É possível ver o Libreto W100 em ação no vídeo abaixo:

www.youtube.com/watch?v=YrUmRHbtc68

Ainda não há informação sobre o valor do Libreto W100, mas como é provável que a Toshiba o trate como um aparelho de nicho, ou seja, de produção limitada, acredito que não deverá ter preço convidativo. O dispositivo chegará à Europa e no Japão no próximo trimestre (2010).

Referências: SlashGear, Toshiba.

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn