Thunderbird: um fardo para a Mozilla?

Mozilla ThunderbirdQuando você lê o nome Mozilla em algum lugar, qual a primeira coisa que lhe vem à mente? O navegador Firefox? Pois é, mas muita gente, além desse browser, também associa esse nome ao cliente de e-mail Thunderbird. Nada mais natural, já que ambos os aplicativos são desenvolvidos com maestria pela Mozilla Foundation. Bom, é assim pelo menos até agora…

Um texto publicado no blog de Mitchell Baker, ninguém menos que a Chief Executive Officer da Mozilla Corporation, dá a entender que a equipe responsável pelo Thunderbird não está dando tanta atenção ao software quanto gostaria, já que a prioridade é o navegador Firefox. Por essa razão, a Mozilla está buscando alguma forma de manter o projeto Thunderbird vivo e, de acordo com as palavras de Baker, há algumas opções para isso:

1 – criar uma fundação semelhante à Mozilla, mas focada no cliente de e-mail;
2- criar uma subsidiária na Mozilla para tratar exclusivamente do Thunderbird;
3 – liberar o Thunderbird como um projeto mais aberto, ou seja, mais suscetível à participação de outros desenvolvedores, mesmo que estes não sejam da Mozilla Foundation.

A própria Mitchell Baker explica que a Mozilla não sabe que decisão tomar, por isso, espera que a discussão pública sobre o assunto possa ajudar nessa escolha. A única coisa que está clara, por enquanto, é que alguma coisa precisa ser feita.

Na minha opinião, a segunda opção – a de criar uma subsidiária dentro da própria Mozilla – é a escolha a se considerar, mesmo que isso resulte na contratação de mais desenvolvedores. Dinheiro para isso a Mozilla tem e, se não tiver, a sua comunidade já mostrou anteriormente que pode ajudar. O projeto Thunderbird pode seguir por caminhos indesejados se for para em outras mãos, pelo menos de maneira tão rápida.

Por fim, se o Firefox realmente requer tanta atenção dos desenvolvedores ao ponto de interferir nos outros projetos, não é o caso da Mozilla Foundation mudar de nome para Firefox Foundation?

Referências: Techworld.com, Mitchell’s Blog.

Emerson Alecrim





  • O GMail matou meu uso de clientes de e-mail.

  • Estou a pouco tempo usando o Thunderbird Portable, por necessidade.
    Mas notei que ele é muito diferente em relação ao FireFox.
    Enquanto o Firefox prima pela facilidade, não se pode dizer o mesmo do Thunderbird.
    Quem é usuário de IE passa a ser usuário do FF muito facilmente, dada a semelhança de uso (e as facilidades a mais existentes no FF).
    Já quem é usuário do Outlook Express, ou do novo Windows Mail, acha muita dificuldade nas configurações das contas do Thunderbird. Tudo nessa área nele é mais difícil.
    Tive realmente a sensação de que o TB foi meio que “abandonado” no desenvolvimento.

  • slater

    discordo do Silvinho, Thunderbird é muito fácil de usar e configurar. O outlook já vem pré-configurado pro hotmail e afins, isso gerou uma “preguiça” entre os usuários. Fora isso o thunder é MUITO mais fácil e intuitivo q o outlook ou windowsmail

  • Emerson Alecrim

    No meu caso também, Wilerson, exceto no trabalho, onde sou obrigado a usar um.

    Silvinho, eu acho o Thunderbird legal, só que ele realmente é diferente dos clientes de e-mail da Microsoft. Talvez essa diferença é que cause estranheza.

    Slater, também acho o Thunderbird fácil e intuitivo de usar. Só espero que a Mozilla consiga alguma solução satisfatória para manter o projeto.

    Abraços a todos!