Tchau, Android Market! Olá, Google Play!

Google PlayPor essa ninguém esperava, pelo menos não assim, de uma hora para a outra: o Google resolveu transformar os serviços Android Market, Google Music e eBookstore em uma coisa só, criando assim o Google Play. A ideia é muito simples: em vez de acessar um serviço para cada tipo de conteúdo, o usuário visita um único lugar para tudo. Bem melhor, né?

Eu arrisco dizer que o Google tomou esta decisão bem a tempo, afinal, a palavra de ordem do momento é integração. O exemplo mais claro disso vem do iCloud, da Apple, serviço que armazena músicas, fotos, vídeos, documentos e outras informações do usuário nas nuvens, permitindo seu acesso em qualquer lugar a partir de uma variedade de dispositivos.

O Google Play é uma iniciativa interessante não só por facilitar a vida do usuário, mas também por fortalecer o nome do serviço, passo importantíssimo para que o Google consiga fazer frente aos rivais. Além disso, é uma forma de expor melhor o conteúdo disponível: de repente, um usuário que só adquiria aplicativos decide explorar os demais canais e, nessa, acaba comprando um filme, por exemplo.

Com a novidade, os mencionados serviços – Android Market, Google Music e eBookstore – agora direcionam para o Google Play. Em breve, o mesmo acontecerá com a plataforma Android, que contará com um aplicativo que substituirá o software da Android Market.

Mas nem tudo são flores (pra variar): confesso que, ao saber que o Google Music foi integrado ao Google Play, tive expectativa de que o conteúdo do serviço estivesse liberado para os brasileiros, mas tudo continua como antes, ou seja, em terras tupiniquins, só é possível acessar aplicativos e jogos. Pena porque, para promover o serviço, o Google oferecerá alguns descontos interessantes em breve. Mas quem sabe em um futuro próximo, não é?

Referência: Official Google Blog.

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn