Supercomputador poderá antecipar previsão do clima em 30 anos
O supercomputador japonês Earth Simulator (Simulador da Terra, em português) está sendo preparado para prever o clima do planeta com 30 anos de antecedência, ou seja, se a previsão for feita este ano (2006), será possÃvel descobrir o clima da Terra em 2036.
Instalado na cidade de Yokohama, Japão, o Earth Simulator já recebeu 350 milhões de dólares de investimento e receberá outros 26 milhões por ano. Sua capacidade de processamento é monstruosa: cerca de 36 trilhões de cálculos por segundo.

Calcular variações climáticas e outras caracterÃsticas meteorológicas é um grande desafio aos cientistas, principalmente pela complexidade dos cálculos.
O interesse por essas informações não se limita a evitar furacões, grandes tempestades ou perÃodos de seca. Há algo – dependendo do ponto de vista – mais crÃtico: a manipulação dos fenômenos climáticos.
Cientistas do mundo inteiro trabalham em projetos que permitiriam, por exemplo, criar chuvas artificiais, desviar furações e gerar tempestades. A idéia não é apenas evitar desastres ou salvar uma região de atividades agrÃcolas do castigo da seca, mas também usar a capacidade de manipulação do clima em guerras e conflitos polÃticos. Como exemplo, uma grande chuva poderia atrapalhar a movimentação de uma tropa inimiga ou atormentar a vida de Kim Jong II, ditador que comanda a Coréia do Norte.
Loucura, não? Prever o clima é mais importante do que parece. O Earth Simulator terá um grande trabalho pela frente…
Referências: Washington Post, Revista Sapiens nº 4.
Emerson Alecrim


RSS do blog
InfoWester no Facebook
InfoWester no Twitter
InfoWester no orkut
Fórum
Sergio Clemente
19 de julho de 2006 às 10:18Tranqilo?
Cara, trabalho no INPE e vou te dizer, isso deixa os super computadores aqui no chinelo. E olha que os bixinhos daqui são muito poderosos…
Espera só o pessoal de TI e da previsão ficarem sabendo sobre este PCzinho ai.. eheheeh
FALOW !
Felipe
19 de julho de 2006 às 16:21Pensa que ilario seria, ao inves de um pais atacar o outro com bomba. Ele cria um furacão artificial para vencer.
AUHAUHAUAUHAUHAUAHUA
Estou impresionado com o poder de calcul deste computador.
anonimo
25 de julho de 2006 às 14:22ao invés de investir em super computadores para destruir o mundo , porque não investimos na ciência para acharmos a cura da aids e do cancer !
porque eles não inventam o computador para acabar com a fome na africa, para acabr com os campos minados que estão mantando nossas crianças !!!!!
esses ciêntista são uns verdadeiros [--expressão moderada--]