Super dica: Biblioteca Digital Mundial

Se você é estudante, tem filhos em idade escolar, é professor ou simplesmente acha que conhecimento nunca é demais, vai gostar da Biblioteca Digital Mundial (World Digital Library). Trata-se de uma iniciativa controlada pela UNESCO que disponibiliza, gratuitamente, um acervo com centenas de milhares de documentos sobre assuntos como artes, filosofia, literatura, história e geografia.

No site é possível encontrar livros, manuscritos, mapas, fotos e até filmes! Há conteúdo disponível nos seguintes idiomas: árabe, chinês, espanhol, francês, inglês, russo e português. Eu levei mais de uma hora analisando os materiais disponibilizados e fiquei bastante empolgado com o que encontrei. A riqueza de conteúdo é incrível e muita coisa ainda está por vir.

Biblioteca Digital Mundial

Um fato que me agradou bastante foi saber que o Brasil também tem participação na iniciativa, o que certamente contribuiu para a disponibilização de materiais em língua portuguesa: a Fundação Biblioteca Nacional é uma das associadas do projeto. Outra coisa bacana de saber é que duas das mais importantes empresas de tecnologia do mundo estão entre os patrocinadores da iniciativa: Google e Microsoft.

A Biblioteca Digital Mundial foi lançada recentemente, portanto, ainda é pouco conhecida. Por isso, dê uma ajudinha: divulgue a novidade para seus amigos, para seus filhos, para seus alunos, para seus colegas de classe, enfim, e faça um favor à educação e à cultura 😉

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn