2008
10
dez

Startupi: para falar de startups no Brasil

startupiO Brasil conta atualmente com vários projetos empreendedores nas áreas de tecnologia, muitos dos quais com grande potencial de sucesso. O problema é que, ao contrário do que acontece nos EUA, por exemplo, muitas dessas iniciativas acabam abandonadas por falta de incentivos financeiros. Investidores até que não faltam por aqui, o que falta mesmo é algum meio para tornar esses empreendimentos mais conhecidos.

Ontem (09/12/2008), fui convidado pelo Alexandre Fugita, do Techbits, a conhecer o seu mais recente trabalho: o startupi. O nome é oriundo da mistura de “startup” – denominação muito utilizada para indicar empresas de tecnologia recém-criadas – e “tupi”, em alusão ao Brasil. Em poucas palavras, trata-se de um canal que tem a proposta de divulgar informações de e sobre startups, com foco no mercado brasileiro.

De acordo com Fugita, a idéia da startupi surgiu quando Michael Nicklas, um investidor americano, resolveu pesquisar sobre o mercado brasileiro e obteve, para sua surpresa, uma grande escassez de informações. A partir disso, Nicklas fez alguns contatos e abriu a empresa SocialSmart para investir no Brasil. O startupi é um dos frutos desse investimento (maiores detalhes aqui).

Alexandre Fugita
Alexandra Fugita na apresentação da startupi

Na minha opinião, a startupi tem tudo para dar certo – e eu torço por isso. Como disse no início do texto, o Brasil conta com vários projetos com potencial, como o Boo-Box, o Pagestacker, o BlogBlogs, o Compra3, o Camiseteria (este já bem consolidado no mercado), entre outros. A chegada da startupi poderá não só tornar projetos do tipo mais “visíveis” aos investidores, como também proporcionará troca de experiências, estimulará a conversação entre os empreendedores e, não duvido, até mesmo incentivará o surgimento de novos negócios.

Se você se interessa pelo assunto, não deixe de acompanhar a startupi. No dia do lançamento eu pude perceber que se trata de uma iniciativa séria e relevante, portanto, dá para esperar muita coisa interessante daí ;)

Emerson Alecrim

6 comentários para “Startupi: para falar de startups no Brasil”

  1. startupi » Festa de lançamento do blog Startupi

    [...] Startupi: para falar de startups no Brasil , post no blog do Infowester [...]

  2. Alexandre Fugita

    Emerson,

    Primeiro, valeu por ter nos prestigiado no lançamento.

    Gostei muito do seu texto, creio que você pegou a essência do que pretendemos ser no Startupi.

    Abraços!

  3. Ricardo C. Silva

    Gostei da ideia, parabéns ! Tomara que esse site dê dicas para quem pretende abrir um negócio próprio na Internet.

    [],s

  4. Alexandre Macari Jr

    A iniciativa é boa, mas parece vaga demais. Se for apenas um blog sobre start-ups, tenho minhas dúvidas quanto à existência do projeto ao longo prazo…

  5. InfoWester Notícias » Startupi convida startups brasileiras para se cadastrar no serviço

    [...] texto publicado no Blog InfoWester no último dia 10, o Brasil conta agora com um site voltado especialmente às startups de [...]

  6. Blog InfoWester » ResultsON Day: empreender sim, mesmo em tempos de crise

    [...] Alexandre Fugita se tornou conhecido graças ao seu blog, o Techbits. Passou pela Polvora! e agora está por trás do startupi, um canal que trata de startups de tecnologia, com foco no Brasil, e que recentemente foi tema de post aqui no Blog InfoWester. [...]