Starbucks e iTunes: uma inusitada, mas lucrativa parceria

Eis então que a Apple e a rede Starbucks resolveram fechar uma parceria. Graças a ela, qualquer dono de um iPod poderá comprar músicas no iTunes quando for ao Starbucks para tomar um café. É simples assim. Você chega ao local, se senta, pede um café, pega o seu iPod e navega no iTunes por uma conexão WiFi enquanto aprecia sua bebida e sua comida. Será possível comprar até mesmo a música ambiente que estiver tocando no momento.

O alvo dessa parceria, é claro, são os usuários do iPhone e do iPod touch, este último lançado recentemente. Quem tiver um computador portátil também poderá navegar pelo iTunes e comprar suas canções, sem pagar pela conexão WiFi. Mas, inicialmente, somente usuários de Nova York e Seattle poderão usufruir desse serviço, que começará a ser oferecido no dia 2 de outubro (2007). Unidades da Starbucks em outras cidades americanas deverão receber acesso ao iTunes até março de 2008.

Starbucks + iTunes

A intenção da Apple com a parceria é vender mais músicas, obviamente. No entanto, não se sabe se a Starbucks receberá alguma comissão por isso, já que o seu objetivo nesse acordo é conseguir clientes novos. Segundo Howard Schultz, presidente da Starbucks, os usuários do iPod são, em grande parte, mais jovens que o padrão de clientes que a rede de cafés costuma receber, portanto, o acesso ao iTunes pode resultar em um novo perfil de freqüentadores.

Se a idéia vai dar certo, eu não sei, mas esse tipo de experiência não é inédito à Starbucks. Há tempos que a empresa comercializa CDs musicais em suas unidades e, atualmente, conta até com um selo próprio, a Hear Music. Precisa de mais para convencer a Apple?

Referências: IBL News, Apple.

Emerson Alecrim





  • E cadê a iTunes Store por aqui? Cadê a revenda oficial da Apple vendendo os produtos dela a menos de 250% do preço normal? Hein? Hein?

  • Eu estava na Starbucks do Shopping Higenopolis e vi que tinha muitos adolescentes… Deve ser o ambiente + os frapes 😀

  • Emerson Alecrim

    Wilerson, pergunte ao Lula. Se ele disser que nada sabe, pergunte à Receita Federal 😀

    Pois é, Rodrigo. Qualquer coisa que se colocar dentro de um shopping vai atrair adolescentes, hehehe…

    Até mais!