Slacker: o novo Pandora?

Quando o Pandora anunciou que deixaria de oferecer seus serviços a usuários fora dos EUA, me surpreendi ao descobrir que muito mais gente do que eu pensava utilizava o site com freqüência. Embora não fosse esse o meu caso, eu gostava do Pandora, afinal, descobri algumas bandas interessantes por esse site usando sua principal característica: a de sugerir canções com base nos gostos musicais do usuário.

Para os órfãos do Pandora, uma das melhores alternativas é o site Last.fm, que funciona de maneira ligeiramente diferente, mas oferece um excelente serviço. Bom, uma das melhores alternativas até agora: acabei de descobrir no TechTear o Slacker, um site que tem funcionamento semelhante ao Pandora, com a diferença de ter um visual mais “rock’n’roll” e oferecer estações musicais organizadas por ritmos (rock, blues, jazz, country, hip hop, etc). É claro que você pode organizar suas próprias estações, bastando usar a opção Presets para isso.

Slacker

Uma coisa que achei bacana no Slacker e que não lembro de ter visto no Pandora é o recurso de acessar uma breve descrição das bandas procuradas no serviço. Dependendo do grupo, o resumo se limita a um único parágrafo, enquanto que com outras bandas a descrição é mais detalhada. Como a principal filosofia do site é a de sugerir musicas baseadas no que o usuário já ouviu e no que ele está procurando, também é possível obter a descrição da banda e do álbum que está sendo tocado no momento.

Apesar do Pandora ter sido mais eficiente nas definições de meus gostos musicais, gostei do que o Slacker oferece. O site tem tudo para agradar e provavelmente não passará pelos problemas enfrentados pelo Pandora, pois adquiriu licença para executar as obras das principais gravadoras. Ah, e eu já ia esquecendo: o Slacker também oferece um player chamado Slacker Desktop Radio, que permite ao usuário acessar tanto o conteúdo do serviço quanto seu acervo particular. Por enquanto, o software está disponível em versão beta.

Referência: TechTear.

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn