Site oferece mais de 30 mil obras para deficientes visuais

A grande maioria dos sites da internet oferece seu conteúdo em formatos de texto, imagem, vídeo e áudio. Note que, dessas quatro categorias, três exigem o uso da visão para o seu aproveitamento. Tal constatação deixa evidente a dificuldade que os deficientes visuais têm para aproveitar os recursos da Web. Mas, se depender de iniciativas como a do site Bookshare.org, esse cenário de exclusão estará com os dias contados.

O Bookshare.org é um projeto mantido por uma organização sem fins lucrativos de nome Benetech, cujo objetivo, neste caso, é facilitar o acesso a livros e documentos por parte das pessoas que não enxergam ou que enxergam muito pouco. Para isso, o site oferece mais de 30 mil obras – incluindo livros, revistas e jornais – em formato de áudio ou em arquivos compatíveis com softwares leitores de tela. Neste último caso, é possível imprimir os arquivos em impressoras de braille.

Para manter o Bookshare.org, a Benetech conta com o auxílio de várias empresas, entre elas, o Google e a Microsoft. Além disso, editoras e voluntários também participam da iniciativa, seja digitalizando obras, seja facilitando o acesso a um determinado acervo, seja dando apoio financeiro.

Apesar disso, a utilização do Bookshare.org não é gratuita. Os usuários devem pagar uma taxa de 25 dólares de inscrição, mais 50 dólares por ano. Para garantir que apenas deficientes visuais utilizem seus serviços, o site utiliza um sistema de identificação digital. Infelizmente, ainda não há conteúdo em português no site.

Referência: El País.

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn