Site mantém lista de alternativas ao software proprietário

Osalt.comA procura por software livre está aumentando, pelo menos é a impressão que tenho ao observar fóruns e blogs que tratam do assunto. Em boa parte desses sites, é possível encontrar usuários que pedem uma relação que mostra uma alternativa open source aos softwares proprietários mais conhecidos (e desconhecidos também).

É justamente isso que o Osalt.com oferece. O site organiza os softwares por categorias, como banco de dados (database), desenvolvimento (development), manipulação gráfica (graphic applications), segurança (security & privacy), entre outros.

Ao clicar em qualquer das categorias, o visitante pode escolher como listar os softwares. As opções são: listar por software proprietário, listar por software livre, listar por softwares para Windows, listar por softwares para Linux e listar por softwares para Mac OS X.

Cada software indicado é acompanhado de uma breve descrição. Ao clicar no link de um software proprietário, uma relação de programas alternativos de código aberto é exibida. No entanto, se o visitante escolher diretamente um software livre, este mostrará suas alternativas em programas proprietários.

Gostei bastante do site. É muito organizado e os usuários podem votar ou inserir comentários na página de cada programa (exceto os proprietários). É um ótimo jeito de encontrar o software ideal para diversas aplicações.

Referência: Blogantivirus.

Emerson Alecrim