Site faz campanha pelo fim da CPMF – participe!

XÔ CPMF!A CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira) é um imposto federal temporário criado em meados de 1993 (na época, com o nome Imposto Provisório sobre Movimentação Financeira) para aumentar os investimentos em saúde, uma vez que o governo não tinha como destinar mais dinheiro para esse setor, apesar de sua obrigação. Como imposto provisório, a CPMF deveria durar apenas dois anos, mas é cobrada do bolso dos brasileiros até hoje.

Após várias prorrogações, a CPMF deverá ser cobrada até dezembro de 2007. Acontece que já há uma mobilização de setores do governo para tornar esse imposto permanente após essa data. Por causa disso, o deputado Paulo Bornhausen organizou uma campanha para a CPMF finalmente deixar de ser cobrada: o XÔ CPMF.

A CPMF é um jeito que arrumaram para você pagar para usar o seu dinheiro. É uma armadilha: você precisa dos bancos para guardar seu dinheiro e pagar suas contas, inclusive os impostos, e aí tem que pagar para poder fazer tudo isso.

O site da campanha fornece artigos que explicam o quanto o governo leva com a CPMF e fornece meios para que os cidadãos possam protestar, em especial, um abaixo-assinado. Vale lembrar que a CPMF, apesar de continuar vigorando, não conseguiu servir à sua proposta original, que era a de melhorar a saúde no Brasil.

A CPMF é cobrada de cada cidadão quanto este movimenta dinheiro em contas bancárias. Pagamentos, transferências, empréstimos, praticamente tudo está sujeito à cobrança. O dinheiro arrecadado serve para pagar rombos nos cofres públicos, coisa que podia ser amenizada, por exemplo, se o governo tomasse vergonha na cara e fizesse a reforma tributária.

É por essa razão que estou aqui divulgando a campanha. Pagamos impostos demais para termos em troca serviços públicos precários e notícias constantes de corrupção. Exerça sua cidadania e participe você também do XÔ CPMF 😉

Referência: O Globo.

Emerson Alecrim





  • ACPMF foi criada pelo governo a vários anos atrás, para ajudar o governo no tocante o Ministério da Saúde, pois, agora eles gostaram tanto da arrecadação que deixaram definitiva.
    Eu acho um dispropósito exxa cobrança, pois o governo usa essa arrecadação para outros fins politicos

  • na epoca o ministro da saude de fhc foi a varias tvs e explicou q precisava ter mais investimento e o povo aceitou, ele só esqueceu de dizer q nos primeiros 6 meses de arrecadacao o dinheiro foi usado pra ivete sangalo fazer propaganda de camisinha!

  • hj em dia a cpmf tem uma aplicação muito boa pra monitorar a movimentação financeira (facilitou muito pra receita federal), e vários economistas e políticos defendem a redução progressiva, mas nao o fim… pois se nao reduzir (q seja pra 0,01%) e simplesmente acabar fica mais difícil controlar a evasão de dinheiro.
    como vai servir pra reduzir a fraude/sonegação/etc eu gosto da idéia

  • Emerson Alecrim

    Pois é, Ivan. Se já considero a simples criação desse imposto um ultraje, imagine sua “permanência eterna”…

    Fabio, de fato, a CPMF é um ótimo aliado da Receita Federal, mas creio que essa instituição tem tecnologia suficiente para desenvolver outra forma de controle. A redução progressiva até que é uma boa idéia. Se conseguirmos isso, já será uma grande vitória, não?

  • Tranqilo Ermerson?

    Dolar a 1 real e CPMF fora… nossa, cena linda hein?

    heheheheh

  • Emerson Alecrim

    Sergio, acredite, mas eu tenho motivos de sobra para não querer que o dólar fique a 1 real. Isso para mim seria um pesadelo, hehehehe…

    Abraços!

  • Milton Thomé

    O governo não passa de um vampiro tributário. A CPMF é o sangue tipo B, de burrice. O desperdício de recursos demonstra a incompetência do Governo que não dá retorno dos impostos sugados da população. Total descalabro. Fora CPMF ….

  • Daniel Rosa da Silva

    Enquanto nós ficamos de braços cruzados eles vão metendo a mão no nosso bolso. Vamos lá pessoal: XÔ CPMF!! Onde ela é aplicada? Alguém sabe? Sim, porque dizem que seria para a saúde…, mas todos os dias vemos como anda nosso SUS. Chega de impostos. Caindo a CPMF logo em seguida eles criam outro tipo de imposto. Não adianta eles querem sugar o povo de qualquer jeito.

  • O ideal seria se fosse possível oferecer tudo o que a população precisa com um menor valor de impostos.

  • josé mario alves

    a cpmf é um atestado de um estado perdulario que tem de arrancar dinheiro dos contibuintes para continuar em sua gastança desmedida e absurda.

  • aparecida mariotto da silva

    Nxós brasileiros cidadãos pagadores de impostos,cumpridores de nossas obrigações e deveres, não podemos cruzar nossos braços diante de tal situação. Até quando vamos aceitar tantas imposições sem fazer nada ?? temos que lutar pelos nossos direitos. CPMF segundo sabe-se que seria um imposto estritamente destinado à saúde, e o que vemos, sao Prontos Socorros nao funcionando por falta de equipamentos, funcionários, faltando medicamentos para populacao carente, etc….. nos dias de hoje se nao tivermos algum convenio estamos perdidos.Quando digo isso refiro-me principalmente a pessoas de baixa renda. Cadê nossos Deputados, Senadores, Vereadores, que se lembram da gente apenas e somente no período eleitoral. ACREDITO que se a CPMF realmente fosse aplicada na área da SAÚDE, tudo seria bem diferente, até mesmo concordando com esse desconto absurdo. BRASILEIROS E BRASILEIRAS ACORDEM ??????? VAMOS À LUTA…..Xõ CPMF……

  • Fabiana

    É absurda a cobrança de mais um imposto em um país que ja tem tantos impostos . Se o dinheiro da cpmf fosse realmente para a saúde a mesma nâo estaria esse caus.

  • Jefferson Fernandes

    Aquilo que ra pra ser provisório virou permanente, e o setor da saude estah um caos, afinal qual é o propósito da CPMF hoje? Pagar deputados e senadores corruptos? Isso é uma vergonha!! E o presidente se diz do partido dos trabalhadores. acho que ele não pensava assim quando era metalurgico!