Site faz campanha pelo fim da CPMF – participe!

XÔ CPMF!A CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira) é um imposto federal temporário criado em meados de 1993 (na época, com o nome Imposto Provisório sobre Movimentação Financeira) para aumentar os investimentos em saúde, uma vez que o governo não tinha como destinar mais dinheiro para esse setor, apesar de sua obrigação. Como imposto provisório, a CPMF deveria durar apenas dois anos, mas é cobrada do bolso dos brasileiros até hoje.

Após várias prorrogações, a CPMF deverá ser cobrada até dezembro de 2007. Acontece que já há uma mobilização de setores do governo para tornar esse imposto permanente após essa data. Por causa disso, o deputado Paulo Bornhausen organizou uma campanha para a CPMF finalmente deixar de ser cobrada: o XÔ CPMF.

A CPMF é um jeito que arrumaram para você pagar para usar o seu dinheiro. É uma armadilha: você precisa dos bancos para guardar seu dinheiro e pagar suas contas, inclusive os impostos, e aí tem que pagar para poder fazer tudo isso.

O site da campanha fornece artigos que explicam o quanto o governo leva com a CPMF e fornece meios para que os cidadãos possam protestar, em especial, um abaixo-assinado. Vale lembrar que a CPMF, apesar de continuar vigorando, não conseguiu servir à sua proposta original, que era a de melhorar a saúde no Brasil.

A CPMF é cobrada de cada cidadão quanto este movimenta dinheiro em contas bancárias. Pagamentos, transferências, empréstimos, praticamente tudo está sujeito à cobrança. O dinheiro arrecadado serve para pagar rombos nos cofres públicos, coisa que podia ser amenizada, por exemplo, se o governo tomasse vergonha na cara e fizesse a reforma tributária.

É por essa razão que estou aqui divulgando a campanha. Pagamos impostos demais para termos em troca serviços públicos precários e notícias constantes de corrupção. Exerça sua cidadania e participe você também do XÔ CPMF 😉

Referência: O Globo.

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn